O presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, embarca nesta semana em uma viagem para o Egito e a Etiópia, dois novos membros do Brics, grupo que reúne algumas das principais economias emergentes ao redor do mundo.
A visita de Lula à África faz parte da estratégia do presidente para diversificar as parcerias do Brasil no cenário internacional. Além disso, o presidente busca fortalecer laços com países em desenvolvimento, priorizando a diplomacia sul-sul (em referência ao sul global).
Este ano, o presidente ainda não realizou viagens internacionais. Iniciar pela África reflete a importância que ele deseja atribuir ao continente.
No Egito, Lula terá reuniões bilaterais com o presidente do país, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, e também está prevista uma visita à Liga dos Estados Árabes. Na Etiópia, Lula será um dos convidados da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que reúne as 55 nações africanas.
Lula chega ao Cairo na terça-feira (14), e se reunirá com Al-Sisi no dia seguinte, quarta-feira (15). Durante as conversas, a guerra entre Israel e o Hamas será um dos temas abordados, além de questões comerciais. O Egito é considerado um parceiro estratégico, especialmente no comércio de produtos agrícolas.
Já na Etiópia, a participação de Lula na Cúpula da União Africana, nos dias 17 e 18 de fevereiro, é vista como um reconhecimento aos esforços do Brasil para fortalecer os laços com o continente. O país também busca ampliar sua presença na região, especialmente no mercado etíope, que tem apresentado crescimento econômico expressivo.
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link