Preso nesta quarta (9), o congressista americano George Santos é bolsonarista e já teve encontros com os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) nos Estados Unidos. Filho de brasileiros, ele é acusado de fraude, lavagem de dinheiro, apropriação de dinheiro público e declarações falsas.
Ele já se encontrou com o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro ao menos duas vezes nos Estados Unidos. A primeira, foi durante uma visita do parlamentar brasileiro ao Congresso americano, em setembro de 2020. Na outra, o encontro ocorreu durante um almoço em Washington.
Mesmo sendo político nos Estados Unidos, ele se posicionou de maneira favorável aos protestos antidemocráticos promovidos por bolsonaristas no Brasil durante o 7 de setembro de 2021. Santos também elogiou a condução da pandemia por Bolsonaro no país.
“O país de origem dos meus pais, Brasil, é o novo epicentro da Covid-19. Com os governos locais ainda majoritariamente socialistas, o presidente Jair Bolsonaro enfrenta uma batalha árdua, enquanto o povo sofre”, afirmou.
Apesar da postura conservadora e de ser apoiador de Donald Trump e Bolsonaro, ele foi drag queen no Brasil e chegou a participar de uma parada gay em Niterói (RJ).
Em novembro de 2022, ele recebeu Zambelli nos Estados Unidos. Na ocasião, ela havia viajado ao país após ter os perfis nas redes sociais suspensos por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A deputada alegou que foi aos EUA cumprir “agendas pessoais” e “estudar meios junto a autoridades americanas” para “assegurar e restaurar a liberdade de expressão no Brasil”.
Após o encontro com George Santos, ele divulgou uma foto ao lado dela e escreveu: “Foi uma honra encontrar com a deputada mais valente do Brasil para falar sobe a censura em ambos os nossos países”.