Produção industrial do país em junho cresce acima do esperado, diz IBGE

Atualizado em 2 de agosto de 2024 às 22:09
Produtro Industrial Brasileiro cresce . Reprodução

A produção industrial no Brasil aumentou 4,1% em junho em comparação a maio, conforme a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2). Em maio, o índice apresentou um declínio de 1,5% (dado revisado após a divulgação inicial de uma queda de 0,9%).

O desempenho de junho superou a mediana das previsões de 30 instituições financeiras e consultorias consultadas pelo Valor Data, que esperavam um crescimento de 2,3%, ajustado para fatores sazonais. As estimativas variavam de um aumento de 1,1% a 4,9%.

Em relação a junho de 2023, a produção industrial cresceu 3,2% em junho. A expectativa mediana do mercado era um crescimento de 1,6%, conforme levantamento do Valor Data, com projeções que variavam de uma queda de 1,3% a um aumento de 4%.

Nos 12 meses até junho, a indústria acumulou um crescimento de 1,5%.

As quatro principais categorias da indústria registraram crescimento em junho, em comparação a maio. A produção de bens de capital aumentou 0,5% em junho, em comparação a maio, e 9% em relação a junho de 2023. A produção de bens intermediários, que representa 55% da indústria, cresceu 2,6% em junho em comparação a maio e 1,1% em relação a junho de 2023.

A produção de bens duráveis aumentou 4,4% em junho em comparação a maio e 12% em relação a junho de 2023. A produção de bens semi e não duráveis cresceu 4,1% em junho em comparação a maio e 5,8% em relação a junho de 2023.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link