Professores das quatro universidades estaduais da Bahia serão promovidos

Atualizado em 24 de maio de 2023 às 8:57
Governo investe em política de valorização dos servidores estaduais. Foto: Rafael Martins/GOVBA

Contemplados por medidas de valorização da educação enviadas à Assembleia Legislativa da Bahia pelo governo estadual, 530 professores universitários serão promovidos e receberão aumento salarial. Eles lecionam nas quatro universidades estaduais: Universidade do Estado da Bahia (Uneb),  Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Os professores poderão, ainda, fazer a conversão da licença-prêmio em vantagem financeira (pecúnia). Além disso, como todas as carreiras da administração direta e indireta, terão o reajuste linear de 4%, retroativo a fevereiro de 2023.

Na Bahia, a carreira do magistério superior está estruturada em cinco classes de professores: auxiliar, assistente, adjunto, professor titular e professor pleno. As promoções serão imediatas, considerando os processos já tramitados e prontos para publicação. Com isso, outros professores também poderão ser atendidos com as vagas liberadas a partir dessas promoções, de acordo com o fluxo normal em cada universidade.

Os técnicos e analistas universitários também tiveram garantido, por meio do conjunto de projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa, o novo quadro de vagas. Com a redistribuição por grau, eles poderão ter, ainda em 2023, as progressões atendidas conforme as regulamentações específicas. A progressão dos analistas universitários se dá pela mudança de uma referência para outra, mediante a obtenção de títulos de pós-graduação, e a dos técnicos universitários mediante a obtenção de cursos de aperfeiçoamento.

Com informações da Ascom/SEC

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link