Criado para incrementar a política desportiva na Bahia, o Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico FazAtleta divulgou, na edição da terça-feira, 27, no Diário Oficial do Estado, a inserção de mais 40 atletas, cinco eventos e uma equipe, a quarta lista de projetos aprovados. O projeto busca desenvolver inúmeras modalidades, entre elas atletismo, boxe, ciclismo, corrida de aventura, futevôlei, judô, tênis, triathlon e voleibol.
Ao todo, 120 propostas foram analisadas e aprovadas pela Comissão Gerenciadora do FazAtleta, presidida por Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. O governo estadual disponibilizou R$ 6 milhões para o programa, em 2023, mesmo valor executado, no ano passado, após um incremento inédito nos R$ 4,5 milhões previstos inicialmente.
Entre as modalidades ofertadas, o ciclismo segue com mais representantes, com 25 atletas na nova lista. Os ciclistas baianos têm conquistado bons resultados nas competições nacionais, como nos casos do MTB e do BMX, além de lotarem as competições estaduais.
O tênis e o triathlon ocupam o segundo lugar com quatro atletas contemplados, seguidos por futevôlei, judô, natação, com dois em casa, e um representante do boxe. O destaque da nova lista é a aparição dos atletas do futevôlei e do boxe, que não constaram nas outras. A novidade é o benefício para a equipe Clube Esportivo Salvador Vôlei, atualmente no 2º lugar do ranking estadual, com o objetivo de disputar as competições estaduais em 2023 e buscar a classificação para a Superliga C Nacional de Vôlei.
Ao todo, cinco novos eventos serão apoiados pelo FazAtleta na vigência de 2023. O ciclismo também lidera com três eventos: na variação de aventura, com o Desafio dos Sertões, em Juazeiro, entre os dias 18 e 20 de agosto; na variação XCM, com o 10º Cruz Bike MTB, em Cruz das Almas e alcançando os municípios de São Felipe, Maragogipe e São Félix, no Recôncavo Baiano, com a largada no dia 03 de dezembro; e a 6ª edição do Desafio do Cerrado, em Luís Eduardo Magalhães, no dia 09 de julho
Seguindo pelo interior da Bahia, o triathlon é representando com a prova V Mãe Malvada, em Juazeiro, no dia 30 de julho. A prova organizada pela federação Baiana de Triathlon (Febatri) é umas das principais competições nacionais. Já em Feira de Santana, o Desafio 15km acontece no dia 27 de agosto, com a largada na Avenida Getúlio Vargas para as provas de 5km, 10km e 15km.
Criado em 1999, o FazAtleta é destinado a atletas, equipes e eventos, por meio do abatimento de até 80% do valor total do projeto esportivo como abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), enquanto os 20% restantes são de recursos diretos, para a empresa patrocinada. O proponente precisa apresentar um projeto com todos os documentos necessários e divulgados no site da Setre, na seção FazAtleta.
Com informações da Secom/BA