Programa para atenção ao cuidado psicológico e à saúde mental da população em situação de rua é ampliado na Bahia

Atualizado em 26 de abril de 2023 às 18:24
Programa busca a inclusão social de grupos vulneráveis. Foto: Agência Brasil

Voltado para a prevenção ao uso abusivo de drogas, a inclusão social e a atenção a grupos vulneráveis, o programa Corra pro Abraço começou a atuar em Vitória da Conquista e em Feira de Santana. A iniciativa, inicialmente implementada em Salvador, desenvolve políticas públicas e disponibiliza mecanismos para o enfrentamento de problemas decorrentes da pobreza absoluta e da falta de moradia.

De acordo com o governo do Estado, o número de atendimentos foi ampliado e o programa passou a se integrar a outras políticas, como as ações de atendimento à saúde e a busca ativa na área da assistência social para a inclusão de famílias vulneráveis em programas sociais, como o Bolsa Família. Entre os anos de 2017 e 2022, foram mais de 259 mil atendimentos terapêuticos para a reabilitação de usuário de álcool e outras drogas, pessoas em situação de rua e jovens moradores de bairros da periferia de Salvador, que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas e vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Com a ampliação dos serviços de amparo à população para Vitória da Conquista e Feira de Santana, são mais de 30 mil novos atendimentos a essas pessoas vítimas do desemprego, da violência, do alcoolismo, do uso de drogas e até mesmo de doenças mentais.

A iniciativa recebeu o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, durante ato de assinatura para a ampliação do Programa Corra pro Abraço, realizado em 16 de março, em Salvador. Cerca de R$ 13 milhões em investimentos serão destinados para assegurar serviços e práticas de redução de danos, por meio de unidades de apoio nas ruas, ações voltadas à juventude e acesso à Justiça.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link