Programa que chamou palestinos de “animais” vai para rádio Guaíba, da Universal

Atualizado em 20 de novembro de 2023 às 11:30
O programa “Hora Israelita”. Foto: reprodução

Após deixar a programação da Rádio Bandeirantes em Porto Alegre, o programa “Hora Israelita” está de volta ao rádio. Desde 12 de novembro, o programa preenche o horário das 08h às 10h na Rádio Guaíba, da Universal, também em Porto Alegre.

Recentemente, o programa se envolveu em polêmica devido aos comentários de Deborah Srour, que foram considerados ofensivos e desrespeitosos em relação ao povo palestino durante o conflito na Faixa de Gaza.

Em duas edições de outubro, Srour proferiu discursos hostis contra os palestinos, chegando a chamá-los de “animais” e alegando que “não há civis inocentes do lado de Gaza”.

Ela também sugeriu que o exército de Israel fosse “mortífero” em Gaza, sem considerar qualquer proporcionalidade. “Se eles agem como animais, Israel deve tratá-los como animais”, afirmou.

Deborah Srour. Foto: reprodução

Em outro episódio, transmitido de Jerusalém, Srour argumentou ter “muito mais direito a essa terra, onde estão enterrados os antepassados de seus antepassados, do que árabes que migraram da Arábia e do Egito para cá no último século”.

Para ela, existe um “ódio mortal” dos árabes aos judeus, alimentado “desde a infância” com uma “sede insaciável de sangue”.

O caso que inicialmente parecia ser localizado ganhou repercussão nacional após o Grupo Bandeirantes, em Porto Alegre, encerrar o contrato de veiculação do programa após o caso repercutir.

Em um vídeo postado no Facebook, Srour argumentou que suas palavras não representam o posicionamento da “Hora Israelita” ou da emissora que transmite o programa. Ela afirmou que ser “sionista” é uma “medalha de honra” e que suas declarações foram retiradas de contexto.

“Expressei minha opinião como qualquer pessoa normal de que Israel deveria exterminá-los”, declarou logo após citar os atos praticados pelo Hamas contra civis no dia 7 de outubro.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link