Projeto relatado por “príncipe” quer abolir o uso de “Vossa Excelência” entre autoridades

Atualizado em 7 de junho de 2024 às 8:16
Luiz Philippe de Orleans e Bragança, o “deputado príncipe”. Foto: reprodução

Luiz Philippe de Orleans e Bragança, conhecido como o “deputado príncipe” do PL, foi designado para relatar na  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara um projeto proposto pela bolsonarista Carla Zambelli (PL), que busca flexibilizar a forma de tratar autoridades, conforme informações do colunista Lauro Jardim, do Globo.

Apresentada em 2019, a proposta de Zambelli sugere a dispensa do uso da expressão “Vossa Excelência” ao se referir a ocupantes de diversos cargos, como presidente, vice, ministros, governadores, prefeitos, parlamentares, magistrados, delegados e outros.

Ironicamente, essa tentativa de reduzir a formalidade nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário agora está sob a relatoria de um descendente da Família Imperial, que utilizou suas credenciais monárquicas para se eleger.

“O tratamento protocolar nada mais é que um sinal de respeito e urbanidade no convívio social. Não pode, de maneira alguma, representar qualquer forma de ranço ou estigma de tirania, de patrimonialismo ou de coronelismo; devem servir apenas, sob o império da lei, a busca para manter a liberdade e os deveres de um povo livre”, diz o projeto.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança e Carla Zambelli. Foto: reprodução

A intenção da parlamentar bolsonarista é tornar opcional o uso do termo “Vossa Excelência” e adotar os vocativos “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora” como padrão em correspondências e discursos.

Em 2019, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou a proposta de Zambelli, que estava apensada a uma proposta semelhante da ex-deputada Joice Hasselmann.

Na CCJ, no entanto, José Medeiros (PODE-MT) emitiu um parecer contrário à medida. Como não houve votação em tempo hábil e Medeiros deixou o colegiado, Orleans e Bragança agora será responsável por elaborar o novo relatório.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link