“Promover a paz é interpretado como sendo pró-russo”, avalia major-general português

Atualizado em 23 de abril de 2023 às 12:55
Lula, António Costa, primeiro-ministro português, e Rosângela da Silva

O major-general e comentarista da CNN Portugal, Agostinho Costa, analisou a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo país europeu, e comparou as falas do petista sobre o conflito na Ucrânia com o posicionamento de Robert Kennedy Jr., sobrinho de John Kennedy e pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos.

“Estamos num ambiente em que quem mostra intenção de promover a paz é interpretado como sendo pró-russo ou contra a Ucrânia. Não é bem assim”, avaliou o especialista em assuntos de segurança, afirmando ainda que o sobrinho do ex-presidente americano disse “praticamente a mesma coisa” que Lula.

No último sábado (22), o líder do governo brasileiro esteve com o primeiro-ministro português, António Costa, na 13ª Cúpula Portugal-Brasil, e assinaram uma declaração conjunta que condena a invasão da Rússia. No entanto, Lula diz não ter lado no conflito, e que “agora, é preciso encontrar as pessoas dispostas a se sentar para discutir a paz. É isso que estou tentando fazer”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link