PUC-SP tem abstenção de alunos após ameaça de ataque e pichação exaltando Hitler

Atualizado em 12 de abril de 2023 às 17:07
PUC-SP

A PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo registrou um alto número de faltas de alunos nesta quarta-feira (12) devido aos boatos que circulam nas redes sociais que afirmavam que o local seria alvo de ataques.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, estudante do campus de Perdizes, na zona oeste da capital paulista, queriam a suspensão das aulas, que foi descartada pela instituição. Houve reunião de centros acadêmicos com a direção da PUC-SP pedindo medidas efetivas de segurança. De acordo com os estudantes, a universidade criou um canal para recebimento de denúncias.

João Oliveira, estudante do primeiro ano de relações internacionais, disse à Folha que houve muitos boatos de que seria realizado um ataque na universidade e que circula nas redes uma pichação exaltando Hitler, com a frase “vamos matar todos em 12/04 seus lixos, #Hitler vive”, e que ocorreriam massacres em diversas instituições de ensino.

“A reitoria avaliou que não tinha nenhum perigo especificamente para os alunos porque não foi aqui e não foi direcionado. Mas ainda assim muita gente faltou hoje, bastante gente não veio”, afirmou o aluno. Ele contou que a sala dele tem 63 alunos, mas cerca de 20 compareceram para a aula.

Victor Steiner, estudante de direito, disse que metade dos colegas de sala faltou. “Na minha sala são uns 40 alunos, hoje só tinham uns 20. Rolaram bastantes boatos de que ia ter massacre aqui. Passaram em grupos da faculdade que ia ter tiroteio, falaram que tinham pessoas de grupos nazistas”, afirmou.

Outros estudantes que preferiram falar sob anonimato disseram que houve alvoroço e que muitos colegas ficaram em pânico.

O Centro Acadêmico 22 de Agosto, que representa os estudantes de direito, reuniu-se com a reitoria da universidade na terça-feira (11) para tratar do assunto. A entidade informou que “houve averiguação de forças policiais investigativas na universidade” e não foram identificadas ameaças.

Segundo o Centro Acadêmico, a reitoria também teria enviado uma mensagem institucional para os funcionários e alunos apresentarem identificações, como carteira digital. Além de aumentar a segurança nas portarias.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link