Nesta quinta (7), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou Donald Trump pela vitória nas eleições americanas. Durante discurso em Sochi, ele fez um aceno ao presidente eleito dos Estados Unidos e disse querer reestabelecer as relações com o país.
“Não acho errado ter uma conversa com Trump. Se alguns líderes mundiais desejam restaurar contatos, não sou contra. Nós estamos prontos para restabelecer relações com os EUA, mas a bola está com eles”, afirmou o líder russo.
Durante a campanha, Trump disse que acabaria com a guerra na Ucrânia e relatou ter um relacionamento “muito bom” com Putin, que disse que qualquer desejo de acabar com o conflito entre os países “merece atenção”.
Putin ainda fez diversos elogios a Trump, dizendo que ele é “um homem corajoso” pela forma como se comportou após ser alvo de um atentado durante a campanha presidencial. Ele ainda afirmou que o republicano foi pressionado e enfrentou ataques constantes durante seu primeiro mandato.
Essa não é a primeira vez que Putin manda sinais ao republicano. Em 2019, o mandatário russo disse que “simpatizava” com ele desde as eleições de 2016. Em 2022, Trump retribuiu os elogios e chamou o chefe de Estado de “genial” e “pacificador”.
Após o discurso do presidente russo, Trump disse que ainda não conversou com ele após ser eleito, mas que o diálogo deve acontecer no futuro.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line