Quais são as 34 acusações contra Trump e o que elas significam

Atualizado em 4 de abril de 2023 às 17:35
Trump no tribunal

Donald Trump foi preso depois que o grande júri em Manhattan fez história na semana passada ao indiciar o ex-presidente por acusações criminais.

Ao contrário de outros que são presos e acusados de um crime, Donald Trump não tirou a famosa “mug shot”, a foto que aparece em todo filme de Hollywood, e não foi algemado. Que acusações estão listadas?

São 34 acusações de “falsificação de registros comerciais em primeiro grau”, e Donald Trump se declarou inocente no tribunal. Aqui o processo na íntegra (em inglês).

Esta acusação é classificada como um crime de classe E na Justiça dos EUA, que acarreta uma pena máxima de prisão de quatro anos.

Isso significa que Trump é acusado de 34 crimes diferentes? Não, cada uma representa uma instância separada de alegada má conduta, mas não um crime diferente.

Mas, se condenado pelas acusações de fraude contábil, Trump pode pegar uma sentença de até quatro anos para cada acusação, ou seja, 136 anos.

No entanto, isso não acarreta uma sentença de prisão obrigatória. Mesmo se condenado em todas, Trump não enfrentaria necessariamente o cárcere. Como réu primário sem antecedentes criminais, é improvável que Trump seja condenado à prisão.

Todas as acusações estão relacionadas à falsificação de registros comerciais e às negociações entre Donald Trump e a ex-estrela de filmes pornôs Stormy Daniels. Especificamente, se refere a um suborno de 130 mil dólares feito a Daniels para evitar que ela falasse publicamente sobre um caso com o ex-presidente.

O ex-presidente retornará à Flórida nesta terça, quando deve fazer uma declaração pública sobre seu indiciamento num comício em que se vitimizará.