Qual a calibragem certa para o pneu do meu carro?

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 13:59

Os pneus são, sem dúvida, um dos itens de segurança mais importantes de um automóvel. Mas a pergunta que fica é “qual a calibragem certa para o pneu do meu carro?”. A calibragem adequada garante um carro mais estável e menos propenso a derrapagens. 

Além disso, a vida útil dos compostos, e até o consumo de gasolina, são afetados em caso de calibragem mal feita. Saber a frequência indicada para cumprir essa tarefa também é importante.

O pneu é o principal elo entre carro e estrada. Apesar dos cuidados que se deve ter com os compostos, para evitar buracos e objetos cortantes nas estradas, precisamos verificar se o pneu está murcho ou não. Se estiver murcho demais, exige mais força para contribuir na locomoção. Isso significa que você precisará pisar mais no acelerador e gastar mais combustível. 

Por outro lado, um pneu cheio demais prejudica a absorção de impactos do veículo com o solo. Comprometendo a suspensão e amortecedores, diminuindo a durabilidade das peças. Então, como buscar o equilíbrio? Acompanhe as recomendações essenciais para saber qual é a calibragem certa para o pneu do carro.

Qual calibragem devo utilizar?

Bom, isso varia conforme o modelo do carro, peso, frequência de uso. A calibragem não é a mesma para todos os tipos de carros e pneus. Logo, a melhor maneira de saber o nível de calibragem é consultando o manual do veículo. Lá há indicação sobre a pressão ideal para cada situação, além de informar a frequência que deve ser verificada. 

Uma outra forma de descobrir é através de “selos” posicionados, geralmente, nas portas dos veículos ou também na tampa do combustível. No Brasil, o sistema de medida de pressão é o PSI (Pound per Square Inch). Já na Europa, o sistema adotado é o BAR. As duas medidas vão constar tanto no manual quanto nos “selos” de aviso. 

Por exemplo, se no manual a recomendação de calibragem for 2.1/30, o primeiro refere-se à medida em BAR. Ou seja, no modelo europeu. O segundo é o sistema PSI, utilizado no Brasil. Portanto, é esse número que você deve colocar na máquina na hora de pressurizar o pneu. 

Com que frequência devo fazer a verificação?

Quem utiliza o carro para trabalhar ou para tarefas diárias, precisa verificar a pressão uma vez por semana. Agora, se você é daqueles que costumam sair com o carro apenas para passeio ou com menos frequência, o ideal é verificar a cada 15 dias. 

Mas, atenção! Sempre que for fazer uma viagem verifique a pressão dos pneus antes de pegar a estrada. Mesmo se tiver feito a menos de 7 dias. Lembrando que a calibragem de pneus para o veículo vazio é diferente da recomendada com o carro cheio.

Como fazer a calibragem dos pneus?

A pressão sempre deve ser verificada com os pneus ainda frios. Isso porque o aumento da temperatura influencia na variação de pressão. Caso não tenha um equipamento de medida, procure no posto de gasolina mais próximo de sua casa. Se não tiver um posto por perto, os pneus aquecidos devem ser calibrados com até 2 PSI a mais que o recomendado pelo fabricante. Com o objetivo de compensar uma eventual perda.

Ao ter certeza da compressão para seu veículo, vá até a máquina e digite o número correspondente. Coloque o bico na válvula e acione o equipamento. Assim que ouvir o aviso sonoro, é sinal de que o pneu já chegou a pressão desejada. Em seguida, retire a mangueira e tampe a válvula novamente. Repita a operação nos demais pneus, inclusive no estepe. Para este pneu, deixe a pressão em média 5 PSI maior que os demais.

Apesar de não ser uma opção comum, alguns motoristas optam pela calibragem dos pneus com nitrogênio. Esse gás sofre menor variação de equilíbrio e não gera umidade para os compostos, aumentando o tempo de calibragem. 

A única desvantagem é com relação ao preço. Enquanto que em alguns lugares a utilização da máquina de ar custa em média 1 a 2 reais, a aplicação de nitrogênio pode custar até 10 vezes mais. 

Vantagens de manter a pressão correta

Maior durabilidade

Pneus com a calibragem correta duram 8.000 quilômetros a mais quando são bem cuidados. Representa uma boa economia afinal de contas. 

Outro benefício é a maior durabilidade do equipamento, uma vez que a calibragem certa evita uma sobrecarga nos sistemas de suspensão e amortecimento do automóvel. Trazendo muito menos prejuízos e menos idas ao mecânico.

Menor consumo

Usando mais o acelerador, maior o consumo de combustível e menor a autonomia. Aplicando muito menos energia para percorrer a mesma distância.

Agora que você já sabe como a calibragem é fundamental para seu veículo, adote esse hábito! Terá muito mais segurança nas viagens e conforto para percorrer tranquilamente por ruas e estradas.