O Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, usou seu perfil no Twitter para alertar sobre a importância da conscientização das pessoas sobre o autismo e a promoção da inclusão social dos portadores dessa condição. Acompanhe:
Quantas pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) fazem parte da sua vida?
Hoje, 2 de abril, celebramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada em 2007 pela ONU com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo e promover a inclusão social.
O papel das escolas na inclusão de pessoas neuroatípicas é determinante: quanto mais cedo é iniciada a convivência, mais inseridas na sociedade elas se sentirão.
É por isso que uma das primeiras medidas que o Presidente Lula tomou após sua posse foi revogar o decreto 10.501/2020, assinado pelo ex-presidente, que determinava a criação de classes e escolas especiais para estudantes com deficiência.
O decreto foi amplamente criticado por contrariar o direito de todos à educação e promover a segregação de pessoas com deficiência.
Todas as pessoas têm o direito à conviver e aprender umas com as outras, e quando a inclusão não acontece, todas saem perdendo.
Não vamos permitir que continuem a discriminar e excluir estudantes com base em deficiência. Continuamos na luta para garantir direitos das pessoas com TEA.
?Quantas pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) fazem parte da sua vida?
Hoje, 2 de abril, celebramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada em 2007 pela ONU com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo e promover a inclusão social. pic.twitter.com/fKbuorwSgJ
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) April 2, 2023