Uma comovente tragédia chocou a pequena cidade de Roca Sales, no interior do Rio Grande do Sul, onde quatro membros de uma mesma família foram encontrados abraçados e soterrados, vítimas das intensas chuvas que assolam a região.
A tragédia também ceifou a vida de uma quinta pessoa da família. As vítimas foram localizadas pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que auxiliava nos resgates das enchentes no estado vizinho.
Segundo informações fornecidas ao UOL, os bombeiros encontraram a mãe, dois filhos, incluindo uma adolescente de 13 anos, e a esposa do filho mais velho abraçados, enquanto o patriarca da família foi encontrado sem vida em outro cômodo da residência. O deslizamento, que atingiu a casa onde estavam, cobriu-os com cerca de 300 metros de terra.
O resgate das vítimas foi uma tarefa árdua, levando cerca de 12 horas para ser concluído. A casa ficou completamente destruída, e os corpos foram retirados da terra no último dia 5. Segundo os bombeiros, acredita-se que as vítimas já estivessem mortas há alguns dias, porém, as dificuldades de acesso ao local retardaram o resgate.
Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas intensas no estado, de acordo com o boletim mais recente divulgado pelo governo estadual neste domingo (12). O número de desalojados já ultrapassa os 500 mil, enquanto a tragédia contabiliza 143 mortos, 125 desaparecidos e 806 feridos. Outras 76.399 pessoas foram resgatadas das cheias, conforme o mesmo boletim.
O Rio Grande do Sul ainda enfrenta um novo alerta de cheias e deslizamentos neste domingo, com risco especialmente alto nas regiões centro-norte do estado, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).