Queiroga acusa Folha de distorcer fala sobre mortes por vacina: “Jogo de palavras”

Ministro afirmou que a intenção do jornal era "desinformar"

Atualizado em 18 de janeiro de 2022 às 16:46
Queiroga
Foto: Reprodução

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi às redes sociais, nesta terça-feira (18), desmentir que tenha espalhado fake news sobre óbitos comprovadamente relacionados à vacinação contra a Covid-19.

Nesta segunda-feira (18), a Folha noticiou que o ministro afirmou que há 4.000 mortes por vacina. Segundo o jornal, em boletim epidemiológico publicado em outubro de 2021, com dados compilados até aquele mês, a Saúde apontava uma morte “tendo como relação causal com as vacinas”.

Enfatiza ainda que “questionado, o ministro repetiu o erro e disse que há 3.935 óbitos. Mais tarde, cobrado novamente sobre o dado, reconheceu que a informação estava errada disse que são casos em investigação”.

Leia também:

1- Jornalista da Globo faz última sessão de quimioterapia: “Empolgada”

2- VÍDEO: Pastora finge morte e só “ressuscita” quando fiéis pagam dízimo

3- Em guerra com Guedes, Bolsonaro pede nomes de economistas

Queiroga desmente Folha

Pelo Twitter, o minsitro disse que a Folha distorceu a realidade e fez jogo de palavras para desinformar. Confira a nota na íntegra abaixo:

A Folha/Uol distorce a realidade e faz jogo de palavras a partir de uma fala minha para desinformar.

Para retificar o que foi publicado e não deixar este desserviço aos leitores siga sem correção, esclareço aqui os pontos da fala.

Durante a entrevista, eu disse exatamente que “há cerca de 4 mil óbitos onde há uma comprovação de uma relação causal com a aplicação da vacina”. A fala está correta. Foram notificados 3.934 óbitos relacionados a vacinação (1,7 mortes por 100 mil doses).

Pelos dados do MS, apenas 13 casos tiveram relação direta comprovada com a vacina contra a COVID-19. Isso tbm está correto.

As notificações ocorrem quando há óbitos em até 30 dias após a aplicação das doses por causas similares às detectadas como efeitos adversos da vacinação.

A Folha de S. Paulo ignora que durante entrevista eu ressaltei os aspectos positivos da vacinação e sua contribuição na redução dos óbitos causados pela COVID-19. Mas não podemos deixar de discutir efeitos adversos. Eles existem e estamos acompanhando.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.