Quem é Babi Domingos, brasileira que fez história na ginástica rítmica em Paris

Atualizado em 8 de agosto de 2024 às 14:52
Babi Domingos, finalista na ginástica rítmica. Foto: reprodução

A brasileira Bárbara Domingos entrou para a história da ginástica rítmica nesta quinta-feira (8). Após uma série de apresentações encantadoras, ela se tornou a primeira brasileira a chegar à final do individual nos Jogos Olímpicos.

Para se classificar na briga por medalhas, somou 129.750 nos quatro acessórios e ficou em oitavo lugar, de 12 ginastas que avançam. Ela somou 34.750 no arco, sendo a terceira melhor da classificação, 33.100 com a bola, 30.200 com as maçãs e 31.700 com a fita.

Bárbara de Kássia Godoy Domingos, mais conhecida como Babi Domingos, é natural de Curitiba, Paraná. Nascida em 2 de março de 2000, com 1,67m de altura, ela é treinada por Márcia Naves e já se destaca como um dos grandes nomes da ginástica rítmica brasileira. Com apenas 23 anos, Babi acumula uma série de conquistas que a colocam em destaque no cenário esportivo mundial.

Em 2023, Bárbara brilhou nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, onde conquistou três medalhas de ouro: no Individual Geral, Bola e Fita. Além disso, a ginasta alcançou o 3º lugar na Etapa de Cluj Napoca e na Etapa de Sofia da Copa do Mundo de 2023, ambas na prova de Fita, consolidando-se como uma das atletas mais promissoras da modalidade ao som de “Garota de Ipanema”.

Babi voltará a se apresentar, na disputa por medalha, já na próxima sexta-feira (9), às 9h30 de Brasília. Para sonhar com um ouro, ela tem o desafio de aumentar 10 pontos em sua pontuação, ou pelo menos 7 para brigar conquistar um lugar no pódio se as demais atletas mantiverem a média das notas.

Além da competição individual, o Brasil tem a chance de avançar na disputa por equipes após conseguir a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, e na etapa de Portimão, em Portugal, da Copa do Mundo Challenge de ginástica rítmica.

A fase classificatória começa na sexta-feira às 5h de Brasília. As representantes do Brasil nas Olimpíadas são Deborah Medrado, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victória Borges.

 

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link