O pastor Jonas Felício Pimentel, da igreja Tabernáculo da Fé, em Goiânia, se tornou alvo de polêmica após afirmar que crianças vítimas de abuso sexual poderiam ser culpadas pelos crimes cometidos contra elas. A fala do pastor, durante um culto, gerou indignação nas redes sociais e até mesmo críticas da apresentadora Xuxa Meneghel.
Declarações
Durante um culto na igreja Tabernáculo da Fé, o pastor Jonas Felício Pimentel fez comentários que sugeriam que algumas crianças abusadas sexualmente poderiam ser responsáveis por “dar lugar” ao abuso. No vídeo compartilhado na internet, ele disse: “Existem situações que, quando acontece um abuso de uma criança, a criança também é culpada, porque ela deu lugar. Crianças também têm culpa, mas não em todos os casos. Eu quero deixar isso bem claro.”
O pastor também aconselhou os pais a não deixarem seus filhos dormirem fora de casa, mesmo em casas de parentes, como uma forma de prevenir possíveis abusos. Ele enfatizou a importância de manter as crianças perto dos pais e alertou sobre situações de risco. Em resposta às críticas, Jonas Pimentel emitiu uma nota pública afirmando que suas palavras foram mal interpretadas e que ele estava apenas advertindo os pais para protegerem seus filhos.
Esse é o pastor Jonas Felício Pimentel, líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé de Goiânia.
Ele deveria estar preso por afirmar que "crianças que são vítimas de abuso sexual têm participação e culpa nos crimes."Que a justiça seja feita, esse PASTOR não pode ficar impune. pic.twitter.com/PafxpAF495
— Diel Nascimento (@DielNascimento4) May 1, 2024
Repercussão
A reação à fala do pastor foi imediata. Nas redes, muitos usuários expressaram indignação, acusando o religioso de promover uma cultura de culpabilizar as vítimas e fazer apologia à pedofilia.
A apresentadora Xuxa Meneghel, que já foi vítima de abuso na infância, foi uma das primeiras a se manifestar publicamente, chamando as palavras do pastor de “repugnantes” e “nojentas”. Ela escreveu: “Suas falas dão NOJO, são repugnantes! Nesse exato momento alguns bebês, crianças e adolescentes estão sendo abusados por pessoas que se acham no direito de satisfazer seus prazeres, coisas que para as crianças, o prazer que ela conhece nunca chegará perto do que é para um adulto”.
Xuxa também relatou seu próprio trauma de abuso, afirmando que a fala do pastor é perigosa e pode encorajar comportamentos nocivos. Muitas pessoas compartilharam suas próprias histórias de abuso e expressaram sua solidariedade com as vítimas. Além disso, houve pedidos para que as autoridades investigassem o pastor por suas declarações e para que a igreja tomasse medidas contra ele.
Ver essa foto no Instagram
Igreja Tabernáculo da Fé envolvida em outras polêmicas
A igreja Tabernáculo da Fé, da qual Jonas faz parte, já esteve envolvida em controvérsias no passado. Em 2021, o pastor Joaquim Gonçalves Silva, então com 85 anos, foi investigado por abuso sexual e importunação contra mulheres que frequentavam a igreja.
Várias vítimas alegaram que os abusos ocorreram quando procuraram o pastor para conselhos espirituais. Elas também disseram que foram ameaçadas e chantageadas para não denunciarem os abusos, sendo advertidas de que sofreriam maldições caso falassem sobre o assunto.
Joaquim morreu em 2021 devido a complicações relacionadas à Covid-19, antes que a investigação fosse concluída. A morte do pastor encerrou o processo judicial, mas as denúncias levantaram preocupações sobre a cultura de abuso e silêncio na igreja Tabernáculo da Fé.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link