Rodrigo Maia foi traído pelo DEM e é tanta gente envolvida no caso que fica difícil apontar um único caminho.
Um personagem, porém, ganhou os holofotes como elo importante da corrente que arrebentou e levou parte da bancada a pular do barco da candidatura de Baleia Rossi, preferido de Maia, para o de Arthur Lira, candidato de Bolsonaro: Elmar Nascimento, deputado pela Bahia.
Foi Elmar quem convenceu o presidente da sigla, ACM Neto, a roer a corda e aceitar as benesses oferecidas por Bolsonaro para trair o presidente da Câmara.
Aos 51 anos, advogado, casado, nasceu em Campo Formoso, cidade de apenas 70 mil distante 400 quilômetros da capital. Elmar chegou a dividir apartamento com Rodrigo Maia em Brasília.
Ele diz que não tem mais mais “nenhuma relação” com o Maia, alegando que o presidente da Câmara “quebrou compromissos de imparcialidade” que geraram desconforto em diversos deputados da base.
Ao contrário de Maia, e seguindo orientação de ACM Neto, Elmar não pretende deixar o DEM.
Segundo ele, o presidente nacional da sigla tentou atuar para diminuir as divergências, disputas, fraturas.
“Na Câmara, não temos nenhum parlamentar envolvido na disputa”, diz, desconsiderando a candidatura de Baleia Rossi (MDB).
Pragmático, diz que uma possível interferência de Jair Bolsonaro na Câmara caso Arthur Lira, candidato do presidente, vença, não passa de “folclore”.
Então, tá.