O 8º Congresso Nacional do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) elegeu neste domingo (1º) a educadora Paula Coradi como nova presidente do partido, com 67% dos votos, até 2026.
A historiadora irá substituir Juliano Medeiros, que esteve na presidência nacional da legenda de 2017 e 2023. Coradi faz parte do grupo liderado pelo deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (SP).
“Sou fruto de um processo coletivo. O PSOL incentiva a participação das mulheres nas instâncias partidárias. Isso resulta em um número expressivo de parlamentares mulheres e em instâncias partidárias. Agora, é seguir como nosso trabalho de ampliação da nossa base social, e estreitar ainda mais os laços com os movimentos sociais para estarmos ainda mais fortalecidos nas eleições de 2024”, disse a nova presidente.
Paula Coradi, de 38 anos, nasceu em Vila Velha, no Espírito Santo. Filiada ao PSOL desde 2009, ela começou sua militância política na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde se graduou em História. Professora licenciada da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, leciona no Ensino Fundamental.
Foi dirigente municipal e estadual antes de integrar a Executiva Nacional do PSOL a partir de 2017, após o 6º Congresso do PSOL. Como Secretária de Movimentos Sociais, trabalhou ativamente nas articulações para uma aproximação do partido com estas organizações populares.
Em 2018, atuou na coordenação de campanha de Guilherme Boulos à Presidência da República. Em 2020, esteve na coordenação da campanha que levou Boulos ao segundo turno na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
No 7º Congresso do PSOL, em 2021, assumiu a Secretaria de Organização do partido e articulou em diferentes frentes para que o partido aumentasse o número de filiados e tivesse um maior protagonismo político-eleitoral.
Durante o evento, militantes do partido se desentenderam e brigaram. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que um homem desferiu um soco em outro.