Jornalista e correspondente internacional do portal Brasil 247, Nathalia Urban (36) morreu nesta quarta (25) em Edimburgo, na Escócia. Ela estava internada após um incidente no país e teve os aparelhos desligados hoje. A causa do óbito não foi informada.
Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, ela se mudou para João Pessoa (PB) aos 15 anos. Ela fez um período do curso de Antropologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas se transferiu para São Paulo para cursar Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Sua carreira no jornalismo se iniciou com trabalhos de campo no curso de Ciências Sociais. Nathalia migrou para a área por querer “fazer diferença”. Ela se mudou para Londres, na Inglaterra, em novembro de 2013, mas acabou não gostando.
Foi na cidade que ela começou a se envolver com movimentos progressistas. Trabalhando como recepcionista em um salão de beleza, foi atacada por conta de seu sotaque, conheceu um membro do Movimento da Independência da Escócia e passou a se aproximar de ativistas e coletivos progressistas.
Sua mudança para a Escócia ocorreu cerca de três meses depois do episódio. No país, ela começou a se interessar pelo imperialismo britânico e posteriormente temas relacionados à América Latina, após o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando começou a se aproximar da imprensa progressista.
Nathalia defendia pautas como a luta de mulheres e dos imigrantes. Em participação no DCMTV, ela falou de como era ser uma estrangeira na Escócia e de sua relação com o influenciador PC Siqueira, que cometeu suicídio no ano passado.
Assista:
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line