Quem são os astronautas que estão “presos” no espaço desde o último dia 5

Atualizado em 27 de junho de 2024 às 23:39
Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas da Nasa, de uniforme, acenando e sorrindo sem olhar pra câmera
Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas da Nasa – AP Photo/Chris O’Meara

Os astronautas Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams, programados para retornar à Terra em 12 de junho, enfrentam atrasos consecutivos que adiaram indefinidamente sua volta. Ambos estão atualmente “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS).

Wilmore e Williams foram lançados à ISS em 5 de junho, a bordo da nave Starliner da Boeing, em uma missão inicialmente planejada para 8 dias. No entanto, problemas nos propulsores e vazamentos de hélio complicaram o cronograma, segundo informações da NASA. De acordo com o g1, autoridades da NASA indicam que a nave Starliner pode permanecer acoplada à ISS por até 45 dias.

Barry Wilmore, 61 anos, oriundo de Mount Juliet, Tennessee (EUA), é um capitão aposentado da Marinha americana. Ele acumula 178 dias no espaço ao longo de sua carreira, com 8 mil horas de voo e 663 pousos em porta-aviões. O profissional participou de operações militares no Iraque e na Bósnia, além de três missões na ISS, incluindo a Expedição 41 em 2014.

Lançamento da espaçonave Starliner, da Boeing, em 5 de junho
Lançamento da espaçonave Starliner, da Boeing, em 5 de junho – AP Photo/Chris O’Meara

Suni Williams, 58 anos, astronauta da NASA desde 1998, é conhecida por suas duas missões espaciais e por ter a segunda maior quantidade de tempo em caminhadas espaciais entre as astronautas mulheres, totalizando 50 horas e 40 minutos. Com mais de 3 mil horas de voo e experiência no laboratório submarino Aquarius da NASA, Williams tem um extenso histórico que inclui missões no Mediterrâneo, Mar Vermelho e Golfo Pérsico.

Ambos os astronautas têm famílias e uma longa trajetória dedicada à exploração espacial.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link