O comediante Carlos Villagrán, o Quico do seriado “Chaves”, gravou um vídeo exortando os mexicanos a não cruzarem a fronteira norte do México com os Estados Unidos de maneira ilegal.
Foi encomenda da Embaixada dos EUA no México, que compartilhou as imagens em sua conta da rede social X, ex-Twitter.
“Tenho algo muito importante para lhes dizer: não cruzem a fronteira dos Estados Unidos porque podem estar em perigo o seu pai, a sua mãe, o seu tio, o cão, o gato, o periquito, todos”, diz o comediante no clipe de 42 segundos.
A mensagem de Carlos Villagrán não foi muito bem recebida pelos internautas.
“Esta é a coisa mais medíocre que já vi. Que patético, Carlos Villagrán. Ficou preso em um único papel total sua vida, nunca conseguiu sair dele. E agora, aos 70 anos, ele continua fazendo o mesmo; meu Deus, até quando”, escreveu um homem.
The US Embassy in Mexico did an anti illegal immigration video featuring Carlos Villagrán, the actor of Quico from the famous "El Chavo del Ocho" mexican sitcom. pic.twitter.com/v3HLFG0hbv
— Crazy Ass Moments in LatAm Politics (@AssLatam) October 2, 2023
Esta não é a primeira mensagem que a Embaixada dos EUA no México faz com Quico contra os migrantes que atravessam a fronteira ilegalmente. Há alguns dias, foi lançado um vídeo semelhante, em que se vê o humorista fazendo o convite para fazer isso de forma legal.
No vídeo de 54 segundos, com a descrição “A multidão dos coiotes sempre te deixam de lado”, você pode ver Quico com um trailer que transporta pessoas virado no caminho.
“A multidão dos coiotes sempre te deixa de lado, é melhor dizer-lhes para irem embora. E, depois, você cruza legalmente para os Estados Unidos”, diz.
De acordo com autoridades mexicanas, os coiotes chegam a cobrar até 8 mil dólares (137 mil pesos). Só em 2023, as autoridades de imigração dos EUA prenderam 1.6 milhões de migrantes.