Pablo Marçal (PRTB) não sofreu fratura no sexto arco costal após ser atingido por uma cadeira por José Luiz Datena (PSDB) no debate do último domingo (15), como sugerem publicações nas redes sociais que compartilham um suposto raio-X do empresário. Com informações do Uol.
Na verdade, o ex-coach teve um trauma na região do tórax e no punho direito, sem maiores complicações. A imagem do raio-X, que circula online, foi retirada de um banco de imagens, não sendo de Marçal.
O que diz a postagem: Um post no Threads afirma: “AGORA: Pablo Marçal sofre fratura no sexto arco costal após cadeirada de Datena em debate ao vivo na TV Cultura”.
Abaixo do texto, aparece um raio-X com uma marcação em vermelho indicando uma fratura, acompanhado de uma foto de Marçal deitado em um leito hospitalar.
Por que é exagerado: Segundo o boletim médico, Marçal não sofreu lesões graves. O hospital Sírio-Libanês, onde foi atendido, emitiu um comunicado afirmando que o candidato sofreu “traumatismo no tórax à direita e no punho direito, sem complicações graves”.
Marçal recebeu alta na manhã seguinte ao incidente. O boletim divulgado pelo hospital às 11h47 da segunda-feira (16) confirmou que ele foi avaliado pelas equipes de clínica médica e ortopedia, sem que qualquer imagem de exames tenha sido liberada.