Neste domingo (3), o senador Randolfe Rodrigues (REDE) se desculpou com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, após o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) cancelar o almoço que ocorreriam entre os dois líderes.
“Em nome do povo brasileiro quero pedir desculpas ao Presidente de Portugal, às autoridades do país irmão e ao povo português. E garanto a todos os portugueses: esse tempo de vergonha e tristeza em nosso país, passará! Daremos o máximo de nós para isso!”, comentou o parlamentar.
“É triste, lamentável e constrangedor para todos nós brasileiros ter um Presidente da República que ao invés de se comportar à altura do cargo que ocupa, se assemelha mais a um moleque mimado”, completou.
É triste, lamentável e constrangedor para todos nós brasileiros ter um Presidente da República que ao invés de se comportar à altura do cargo que ocupa, se assemelha mais a um moleque mimado.
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) July 3, 2022
Mais cedo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Rebelo se reuniram. A reunião aconteceu no Jardim Paulista, residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento e contou, também, com a participação do diplomata Celso Amorim.
O encontro durou algo em torno de 1h30, e teve questões sobre a situação política na Europa, na América Latina e a guerra na Ucrânia.
O presidente de Portugal também irá se reunir com mais alguns ex-presidentes do Brasil, como Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB).
Rebelo iria se encontrar com Jair Bolsonaro, mas a reunião não aconteceu por arrogância do atual presidente da república. O almoço foi desmarcado após o chefe do executivo federal ficar sabendo que Marcelo iria se reunir com petista.
Vale ressaltar que a vinda de Marcelo ao Brasil só tem como intuito manter a boa diplomacia entre os países, e que o líder político não irá interferir nas eleições que acontecerão em outubro.