O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) entrou com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para que sejam investigados “prováveis crimes” do presidente Jair Bolsonaro (PL), cometidos durante uma visita a meninas venezuelanas.
Em entrevista a um podcast, o atual chefe do Executivo disse que “pintou um clima” no encontro com as garotas imigrantes e insinuou práticas de exploração sexual infantil.
As declarações de Bolsonaro viralizaram nas redes sociais durante o final de semana. Ontem, a expressão “Bolsonaro pedófilo” chegou a ser a mais usada por internautas no Twitter.
Na ação, Randolfe afirma que Bolsonaro, enquanto presidente da República, deveria ter agido após saber do suposto crime. Ele pede também que o mandatário seja investigado por eventual favorecimento da prática ilegal envolvendo crianças e adolescentes.
“A confissão do presidente Jair Bolsonaro pode ser enquadrada em diversos tipos penais, o que será mais bem compreendido nas necessárias investigações”, diz o senador na petição.
“O presidente não parece ter acionado o Ministério Público, Federal ou Distrital, a Polícia, Federal ou Civil do Distrito Federal, ou o Conselho Tutelar ao ver adolescentes (e talvez crianças) em situação suspeita de prostituição infantil, podendo ter incorrido no crime de prevaricação, ou, ainda, considerada a sua posição de garante, em todos os crimes ali perpetrados por criminosos”, afirma.
À Folha de S. Paulo, o senador disse que “o caso é gravíssimo e necessita de explicações do presidente da República. Necessita que o presidente da República explique e responda o que quis dizer com ‘pintou um clima’. Necessita o presidente da República responder, se tratava-se de um caso de prostituição infanto-juvenil, e por que, no exercício da Presidência, não tomou providências ou não denunciou para as autoridades competentes”.
“Se não era isso, por que o presidente da República então mentiu? Não se trata de uma declaração à toa. Se trata de uma declaração grave, que necessita de explicações por parte do presidente”, completou.