Randolfe vai ao STF após Bolsonaro dizer que ‘pintou um clima’ com meninas

Atualizado em 16 de outubro de 2022 às 18:41
Senador Randolfe Rodrigues
Foto: Reprodução

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) entrou com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para que sejam investigados “prováveis crimes” do presidente Jair Bolsonaro (PL), cometidos durante uma visita a meninas venezuelanas.

Em entrevista a um podcast, o atual chefe do Executivo disse que “pintou um clima” no encontro com as garotas imigrantes e insinuou práticas de exploração sexual infantil.

As declarações de Bolsonaro viralizaram nas redes sociais durante o final de semana. Ontem, a expressão “Bolsonaro pedófilo” chegou a ser a mais usada por internautas no Twitter.

Na ação, Randolfe afirma que Bolsonaro, enquanto presidente da República, deveria ter agido após saber do suposto crime. Ele pede também que o mandatário seja investigado por eventual favorecimento da prática ilegal envolvendo crianças e adolescentes.

“A confissão do presidente Jair Bolsonaro pode ser enquadrada em diversos tipos penais, o que será mais bem compreendido nas necessárias investigações”, diz o senador na petição.

“O presidente não parece ter acionado o Ministério Público, Federal ou Distrital, a Polícia, Federal ou Civil do Distrito Federal, ou o Conselho Tutelar ao ver adolescentes (e talvez crianças) em situação suspeita de prostituição infantil, podendo ter incorrido no crime de prevaricação, ou, ainda, considerada a sua posição de garante, em todos os crimes ali perpetrados por criminosos”, afirma.

À Folha de S. Paulo, o senador disse que “o caso é gravíssimo e necessita de explicações do presidente da República. Necessita que o presidente da República explique e responda o que quis dizer com ‘pintou um clima’. Necessita o presidente da República responder, se tratava-se de um caso de prostituição infanto-juvenil, e por que, no exercício da Presidência, não tomou providências ou não denunciou para as autoridades competentes”.

“Se não era isso, por que o presidente da República então mentiu? Não se trata de uma declaração à toa. Se trata de uma declaração grave, que necessita de explicações por parte do presidente”, completou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link