O homem de 22 anos suspeito de assassinar seis pessoas e ferir outras 36 em um tiroteio em massa no desfile do Dia da Independência dos EUA é um aspirante a rapper que postou vídeos perturbadores nas redes sociais, incluindo uma animação de um atirador sendo morto a tiros pela polícia.
Robert ‘Bobby’ E. Crimo III se apresenta sob o nome ‘Awake the Rapper’. Seus perfis nas redes, incluindo um canal no YouTube, estão repletos de vídeos com fantasias de tiroteios em massa, enquanto outra contém uma manchete fazendo referência a Lee Harvey Oswald, o homem que assassinou o presidente John F. Kennedy.
As contas de Crimo mostram também que ele é um apoiador de Donald Trump, tendo participado de comícios do ex-presidente americano vestido como o personagem fictício Wally, da famosa série de livros ‘Onde está Wally?’. Em outras fotos, ele pode ser visto usando uma bandeira de Trump como capa.
O suspeito também postou fotos em que aparece usando um suéter estampado com o meme ‘Pepe, o Sapo’, um símbolo popular entre grupos de extrema-direita.
Crimo é acusado ainda de possuir um servidor na plataforma de mensagens sociais Discord que foi nomeado ‘SS’, em referência à polícia nazista da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. O servidor já foi removido.
No canal do criminoso no YouTube, foram publicados vídeos perturbadores que parecem glorificar a violência armada. Em um deles, intitulado ‘On my Mind’, Crimo é visto dentro de uma sala de aula vazia vestindo um traje militar, segurando a bandeira americana e jogando balas douradas no chão.
Em outro, ele desenhou uma animação grosseira de um homem segurando um rifle antes de ser baleado pela polícia e cair em uma poça de sangue.
O jovem de 22 anos é o segundo de três filhos que cresceram em uma família ítalo-americana em Highland Park, comunidade no estado de Illinois em que seu avô nasceu em 1928.
Acredita-se que o pai de Crimo, Bob, de 58 anos, seja o dono de uma delicatessen local, que certa vez concorreu sem sucesso para prefeito da cidade de Highwood, perto de Highland Park, onde ocorreu o tiroteio.
Bob Crimo parece ser um acérrimo defensor do direito de possuir armas. No dia do massacre na escola em Uvalde, no Texas, que deixou 19 crianças e duas professoras mortas, ele curtiu um post no Twitter que dizia: “Proteja a Segunda Emenda como se sua vida dependesse disso”.
Artista verificado no Spotify, Crimo tem vários álbuns e EPs disponíveis na plataforma. Um deles, intitulado ‘Brainwashed’ e lançado no início deste ano, inclui as músicas ‘Dead Again’ e ‘I Am the Storm’, que fazem alusão ao QAnon, teoria da conspiração de extrema-direita que alega haver uma cabala secreta, formada por pedófilos e canibais, que esteve conspirando contra Trump e seus apoiadores.
No videoclipe da música ‘On my Mind’, Crimo é visto dentro de uma sala de aula vazia usando um equipamento militar e segurando a bandeira americana. Veja abaixo:
JUST IN — Part of a disturbing 2021 music video featuring the person of interest in the Highland Park parade mass shooting, Robert Crimo. He went by the moniker "Awake, the rapper."
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) July 4, 2022