Convocado pelo governador Jerônimo Rodrigues, o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia e reuniu, na quinta-feira (15), no Palácio de Ondina, para definir projetos e prioridades para o ensino superior no estado. Estiveram presentes os reitores da Uneb, Adriana Marmori; Uefs, Amali de Angelis; Uesb, Luiz Otávio; Uesc, Alessandro Fernandes; a secretária da Educação, Adélia Pinheiro; e o secretário da Fazenda, Manoel Vitório.
A reunião deu continuidade do processo iniciado na transição de governo, quando foram apresentadas as demandas das instituições para a nova gestão. Entre os temas, investimentos para infraestrutura e ampliação dos recursos humanos, assim como estratégias para ampliar a oferta do ensino superior. Segundo Jerônimo, as universidades vão alinhar com as secretarias responsáveis para a execução desse orçamento.
Até a próxima semana, os reitores vão encaminhar um relatório com os projetos prioritários para a Superintendência de Patrimônio da Secretaria da Administração, que vai estabelecer um calendário para as intervenções. Na lista, estão reforma e ampliação de restaurantes e residências universitárias, laboratórios de cursos de medicina, engenharia e outras áreas, de módulos de aulas, urbanização de entorno e contratação de pessoal.
O governador se comprometeu a atender as demandas que estão planejadas no orçamento e pediu das Universidades um estudo de planejamento para os próximos 10 anos. Este ano, o orçamento das universidades estaduais teve um aumento de 36%, em relação ao ano passado. Para investimentos, o aumento médio foi de 200%.
Com informações da Secom/BA
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link