O presidente Jair Bolsonaro (PL) é visto como “ruim” ou “péssimo” por praticamente metade da população dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (09). 49% dos entrevistados de SP e 48% do RJ deram essa resposta quando questionados no levantamento. Apenas 28% entre paulistas e 27% entre fluminenses disseram que a gestão é “ótima” ou “boa”.
Tanto em São Paulo, como no Rio de Janeiro, a avaliação “regular” do governo federal ficou em 23%. Entre os paulistas, pesquisa aponta que presidente tem resultados melhores do que os obtidos em 2021.
A pesquisa Datafolha ouviu 1.218 pessoas no estado do Rio e outras 1.806 no estado de São Paulo, entre os dias 05 e 07 de abril. A margem de erro ficou em dois pontos percentuais para mais ou para menos em SP e de três pontos no RJ.
Leia mais:
1. Humilhado por moderador, Moro tenta explicar por que acha Lula “extremista”
2. “É preciso resistir”, diz Gilberto Gil ao tomar posse na Academia Brasileira de Letras
3. Além de Will Smith, saiba quem mais já foi banido do Oscar
Números sobre avaliação de Bolsonaro não muda muito
Em uma pesquisa do Datafolha feita em todo o Brasil no mês de março, os índices de avaliação de Bolsonaro não foram muito diferentes: 46% de ruim/péssimo e 25% de ótimo/bom. Naquele levantamento, os melhores índices para o governo estavam no Sul.
São Paulo e Rio de Janeiro têm significado simbólico para o presidente por causa de suas ligações pessoais: nascido no interior paulista, construiu sua carreira política no Rio. Dois de seus filhos políticos se elegeram pelo Rio e um por São Paulo.