No Sul, uma das regiões mais bolsonaristas nas eleições de 2018, a rejeição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem caído para baixo dos 40%, enquanto Jair Bolsonaro (PL) está sendo reprovado por mais da metade dos eleitores locais, de acordo com as pesquisas mais recentes do DataFolha e um levantamento divulgado pelo Jornal O Globo.
Os dados mais recentes indicam que o petista deixou de ser o candidato mais rejeitado, vendo seus números de rejeição saírem dos 45% e se estabilizarem em 39%. Em contrapartida, Bolsonaro foi de 46% para 51%.
Já se tratando de intenções de votos, os dois políticos que lideram a disputa presidencial se mantêm estáveis na região. Em março, Lula tinha 39% e, em junho, 41%. Enquanto isso, Bolsonaro tinha 33% antes e agora tem 34%. Porém, vale destacar que a desistência do ex-ministro Sergio Moro torna os dois cenários, do início do ano e atual, incomparáveis.
Em um possível segundo turno no Sul, Lula vem ampliando sua vantagem. Em março, o ex-presidente venceria Bolsonaro por 48% a 41%. Em maio, subiu para 57% contra 35%. E, em junho, marcou 49% contra 39%, consolidando 10 pontos percentuais de diferença.
Em 2018, o Sul foi a região em que Bolsonaro marcou mais vantagem em relação a Fernando Hadad (PT), se elegendo com 68% dos votos válidos, contra 32% do petista.
A Datafolha mais recente a nível nacional entrevistou no mês passado, de forma presencial, 2.556 eleitores em 181 municípios de todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-09088/2022 e a margem de erro é de dois pontos percentuais. Já o índice de confiança é de 95%.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link