Relatório de inteligência dos EUA diz que coronavírus vazou de laboratório em Wuhan

Atualizado em 26 de fevereiro de 2023 às 21:12
Representação do vírus da Covid-19 (Coronavírus). (Foto: Reprodução).

O Departamento de Energia dos Estados Unidos mudou seu posicionamento à respeito da origem da pandemia de covid-19 e agora afirmou que o coronavírus provavelmente tenha se espalhado à partir de um vazamento acidental do laboratório de Wuhan, na China.

De acordo com o Wall Street Journal, o Departamento de Energia agora se junta ao FBI ao dizer que o vírus provavelmente se espalhou por um acidente em um laboratório chinês, no entanto as autoridades americanas se recusaram a dar detalhes sobre as novas informações que levaram o órgão a mudar de posição.

Até então, o departamento manifestava vidas sobre a origem do vírus

Telegramas do Departamento de Estado dos EUA escritos em 2018 e documentos internos chineses mostravam que haviam preocupações persistentes sobre os procedimentos de biossegurança da China, que foram citados por aqueles que defendiam a hipótese de vazamento de laboratório. O vírus covid-19 circulou pela primeira vez em Wuhan, na China, até novembro de 2019, de acordo com o relatório de inteligência dos EUA de 2021.

Apesar das análises divergentes, a atualização reafirmou um consenso de que a pandemia não foi resultado de um programa chinês de armas biológicas, ressaltaram as fontes. 

A China contestou que o vírus possa ter vazado de um de seus laboratórios e sugeriu que ele surgiu fora do país. O governo chinês não respondeu a pedidos de comentários sobre se houve alguma mudança em sua avaliação.

Em maio de 2021, o presidente Biden disse à comunidade de inteligência do país para intensificar as investigações sobre as origens da pandemia e ordenou que a revisão se baseasse no trabalho dos laboratórios nacionais e agências dos EUA. O relatório de outubro de 2021 dizia que havia consenso de que a covid-19 não resultava de um programa chinês de armas biológicas. Mas não resolvia o debate sobre se resultou de vazamento de laboratório ou se veio de um animal, apontando que mais informações eram necessárias das autoridades chinesas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link