“Vamos convocar Bolsonaro para a CPMI do 8 de janeiro”, diz o deputado Rogério Correia

Vice-líder de Lula falou ao DCMTV

Atualizado em 17 de maio de 2023 às 17:28
Rogério Correia faz o L
Rogério faz o L. Foto: Câmara dos Deputados

Vice-líder do governo Lula na Câmara, o deputado Rogério Correia (PT-MG) concedeu entrevista ao programa DCM Ao Meio-Dia.

Para Correia, os golpistas “deram um tiro” no pé ao convocar a comissão, porque ela se conecta com as investigações em torno da família Bolsonaro.

O deputado também falou sobre as revelações de Rodrigo Tacla Duran, ex-advogado da Odebrecht, que acusou o senador Sergio Moro e o agora deputado cassado Deltan Dallagnol do crime de extorsão.

Confira os principais pontos da entrevista.

Redução de preços dos combustíveis da Petrobras: “golaço”

Estamos na briga aqui em Brasília, agora com os preços de combustíveis reduzidos na Petrobras. Ainda bem que fizemos o L! Notícias boas da Petrobras. 

Fiz aqui um balanço do quanto subiram os preços do gás, do diesel e da gasolina durante o período da PPI [política de Preço de Paridade de Importação]. Que é essa política inventada pelo Temer dos preços dos combustíveis serem dolarizados, seguindo o reajuste internacional do petróleo.

Veja bem. O gás de cozinha entre 2016 e 2022 subiu 281%. A inflação de Temer e de Bolsonaro foi muito menor. Diesel subiu 181%. E a gasolina subiu 119%. Isso foi o resultado do PPI, política de preços que a Petrobras inventou no período de Temer e de Bolsonaro. Os acionistas viviam comemorando isso.

Os acionistas encheram os bolsos de dinheiro e a Petrobras não teve investimento. 

Hoje a Petrobras anunciou o fim dessa política esquisita. Esdrúxula e pró-capital financeiro comandada por bilionários donos das ações da Petrobras. Além de anunciar o fim da PPI, ocorreu uma baixa de 0,40 centavos por litro de gasolina, diminuição de 12,6% do preço.

O diesel caiu 0,44 centavos por livro, diminuição de 12,8%. Botijão de gás quase nove reais mais barato, diminuição de 3%. Queda hoje. Como não teremos mais essa PPI, os preços serão abrasileirados como prometeu o Lula na campanha.

Vamos ter parâmetro do preço internacional, mas a Petrobras vai condicionar os preços ao que ela produz no Brasil e vai ajudar a combater a taxa de juros altíssima. Uma desculpa a menos para o presidente do Banco Central manter essa taxa de 13%, a mais alta do mundo em relação aos juros.

Acho que foi um golaço da Petrobras a redução. Jean Paul Prates está de parabéns. Ele e a diretoria da Petrobras. E vai ter garantia de investimento.

Petrobras vai ficar maior, não apenas distribuindo dividendos e vendendo refinarias. Uma salma de palmas ao presidente Lula que está cumprindo uma promessa fundamental da campanha dele.

A “cara de pau” da família Bolsonaro

É dura a cara de pau de Bolsonaro e de dona Michelle no escândalo. E do advogado deles. 

Passava dinheiro para os ajudantes de ordem, que mandavam para a Michelle Bolsonaro. Então vinha um dinheiro de uma empresa que nada tinha a ver com eles. Essa empresa tinha licitação na Codevasf [Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba].

Empresa que dependia da licitação e foi obrigada a passar recurso aos Bolsonaros? Isso é corrupção. Pegar dinheiro de uma empresa que presta serviço público em licitações que precisam ser analisadas.

Aposto que tem rolo nas licitações.

Essa empresa passa dinheiro para Michelle Bolsonaro e para o Bolsonaro. É uma triangulação de uma empresa que presta serviço público para financiar interesse privado. Isso é gravíssimo. É para além da rachadinha.

Dinheiro de empresas que ganham licitação fraudulenta para passar dinheiro ao círculo privado de dona Michelle Bolsonaro. Isso é muito grave e certamente a Polícia Federal já está indo atrás. Rastreando tudo isso. Devem ter muito mais do que estamos especulando aqui.

O medo com a CPMI do 8/1

Não dá para imaginar o que a PF tem com esses telefones… Por isso eles estão morrendo de medo da CPMI que eles propuseram. 

Os bolsonaristas dizem que não podem instalar a CPMI. Não falam mais sobre isso. Porque a comissão vai trazer todos esses assuntos para dentro do Congresso. Vai trazer as joias, o cartão de vacinação falsificado, os diálogos do coronel Elcio Franco com o major Ailton [Barros]. E o Mauro Cid. Tramaram o golpe com 1500 homens de Goiás até Brasília.

Eles queriam prender o ministro Alexandre de Moraes. Tudo isso foi conversado entre eles na antessala do Bolsonaro. 

O que isso tem a ver com as joias? É porque eles fizeram um esquema para comandar o 8 de janeiro depois de proclamar que as urnas não davam resultado correto de eleição.

Bolsonaro inflamou todo mundo na frente dos quartéis, não deu posse para o Lula e ficou insuflando o golpe. Fora do país, com cartão falso de vacinação, ele precisou disso para entrar nos Estados Unidos. Era uma parafernália de corrupções para represar recursos da sua intentona golpista.

CPMI hoje é uma CPMI que é um verdadeiro tiro no pé dos golpistas. Estamos insistindo para que ela seja instalada. E os bolsonaristas não querem mais com a desculpa que eles “estão em minoria”.

É obvio que estão em minoria. Porque é uma CPMI que vai analisar processo de golpe tem uma maioria que sabe que isso foi um processo de golpe. Não dá para ter uma narrativa de que era um bando de tresloucados que vieram naquele dia fazer uma quebradeira. Como se fosse uma festa. Não, não foi isso. Foi uma tentativa de golpe real. 

Historicamente, foi isso que aconteceu no Brasil e agora está aparecendo todo o procedimento golpista de Bolsonaro. O governo Lula indo bem, joga o bolsonarismo numa maré de baixa. Eles temem prisões.

Na época em que era presidente, Bolsonaro não poderia ser convocado para uma CPI ou para uma CPMI. Diante de tudo o que foi mostrado, vamos convocar Bolsonaro para a CPMI do 8 de janeiro.

Veja a entrevista na íntegra.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link