RS: maioria das menções a Leite nas redes é negativa, diz Quaest

Atualizado em 24 de maio de 2024 às 9:21
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. (Foto: Reprodução)

A popularidade digital de Eduardo Leite (PSDB) cresceu significativamente durante a crise das chuvas no Rio Grande do Sul. Segundo a consultoria Quaest, o governador foi o mais citado nas redes sociais em maio, dominado pela tragédia das enchentes. No entanto, a maioria dessas menções foi negativa. As informações são da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Os dados são do Índice de Popularidade Digital (IPD) elaborado pela Quaest, concluído na quarta-feira (22). O levantamento revelou que, em maio, Leite ultrapassou figuras populares como Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, nas redes sociais.

Eduardo Leite, sozinho, concentrou 48% de todas as menções a governadores, muito à frente dos 20% de Tarcísio. Os outros, por sua vez, tiveram percentuais abaixo dos dois dígitos.

Tarcísio lidera ranking

Apesar de ficar atrás de Leite nas citações, Tarcísio lidera o ranking de gestores estaduais no IPD com 70,2 pontos, ligeiramente à frente do governador do RS, que tem 69,8 pontos. O desempenho de Leite é o melhor desde o início do ano e representa um crescimento de 58,6% em maio comparado a abril.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. (Foto: Reprodução)

Sentimento negativo e principais críticas

A análise qualitativa dos dados pela Quaest mostra que o sentimento em relação a Leite nas redes sociais foi majoritariamente negativo no período de aumento de sua popularidade digital. A visibilidade nacional ampliou o escrutínio sobre sua condução da crise.

As principais críticas ao governador gaúcho referem-se à alteração do Código Ambiental do Rio Grande do Sul durante seus dois mandatos, à escolha de uma entidade privada para administrar as doações via Pix ao governo estadual e a acusações de autopromoção durante a tragédia.

O pico de buscas pelo nome do governador gaúcho no Google ocorreu em 15 de maio, quando ele manifestou preocupação sobre o impacto das doações de outros estados no comércio local, durante uma entrevista à Band. A reação negativa fez com que Leite se desculpasse publicamente.

“Esse sentimento positivo, no entanto, fica limitado às redes do governador, enquanto no restante do ambiente digital as críticas são predominantes”, destacou a Quaest.

Redes sociais

Com relação as redes sociais por sua vez, a consultoria observou que o governador ganhou 590 mil seguidores no Instagram e no TikTok após o início das chuvas, impulsionado por vídeos “carregados de pessoalidade e urgência” que o aproximaram da figura de um porta-voz da crise. No TikTok, as interações de Leite cresceram 13.000% em relação ao mês anterior.

“Além da temática abordada ser de interesse nacional, informar sobre os acontecimentos em suas redes pessoais ajudou a angariar uma parte da atenção nacional para si”, observa a Quaest.

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