No mesmo dia em que anunciou a retomada da negociação de ações na Bolsa de Moscou, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, decidiu, nesta quarta-feira (23) não aceitar pagamentos feitos por “moedas comprometidas’, incluindo dólares ou euros, pelo fornecimento de gás à União Europeia. Ele deu às autoridades russas uma semana para estipular diretrizes para aplicação do novo sistema em rublos.
“Tomei a decisão de aplicar um conjunto de medidas para passar para o pagamento em rublos do nosso gás fornecido a países hostis”, disse o presidente russo em uma reunião de governo e explicou que trata-se de uma reação ao congelamento de ativos russos por parte dos países ocidentais.
Preço do gás dispara na Europa após anúncio de Putin
Banco Central da Rússia anunciou retomada no mercado de ações
Sem permitir negociação de ações russas desde 25 de fevereiro, o Banco Central do país informou, nesta quarta-feira (23), que decidiu retomar os trabalhos, com 33 ações incluídas no Moscow Exchange Russia Index (IMOEX). As operações na Bolsa de Moscou serão retomadas nesta quinta-fera, (24), das 9h50 às 14h, horário de Moscou. Haverá proibição de venda “a descoberto” dos referidos títulos.
Segundo o comunicado enviado à imprensa, oss contratos do Moscow Exchange Russia Index e as ações individuais nele incluídas serão negociados no mercado de derivativos normalmente das 10:00 às 14:00, horário de Moscou.
Confira a lista de ações liberadas para negociações
AFKS, AFLT, ALRS, CBOM, CHMF, DSKY, ENPG, FEES, GAZP, GMKN, HYDR, IRAO, LKOH, MAGN, MGNT, MOEX, MTSS, NLMK, NVTK, PHOR, PIKK, PLZL, ROSN, RTKM, RUAL, SBER, SBERP, SNGS, SNGSP, TATN, TATNP, TRNFP, VTBR.