VÍDEO: Russos e ucranianos iniciam negociações em reunião

É o primeiro encontro entre os líderes dos dois países

Atualizado em 28 de fevereiro de 2022 às 12:21
Mesa de negociações
Mesa de negociações © REUTERS / BELTA /Sergei Kholodilin/Reprodução

A reunião entre Rússia e Ucrânia iniciaram na região de Gomel, na fronteira entre Ucrânia e Belarus. Nesta segunda (28), as negociações entre as delegações da Rússia e da Ucrânia foram iniciadas em Belarus. A delegação russa é liderada pelo assessor presidencial Vladimir Medinsky.

O gabinete de Vladimir Zelensky afirmou no início do dia que um cessar-fogo imediato e a retirada das tropas da Ucrânia serão pontos-chave das negociações.

A Rússia está interessada em chegar a um acordo que seja do interesse de ambos os lados nas negociações com a Ucrânia, disse o negociador russo Vladimir Medinsky.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO: Queiroz culpa “governo de esquerda” da Ucrânia pela guerra
2 – Encontro entre russos e ucranianos ocorre pela primeira vez desde o início do conflito
3 – Rússia quer acordo de paz o mais rápido possível, diz negociador

Como estão as negociações?

De acordo com o ministro das Relações Exteriores de Belarus, Vladimir Makei, o presidente belarusso adicionou que “quaisquer solicitações e propostas sobre a organização da reunião de hoje serão aceitas e implementadas prontamente”.

Presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, espera que as delegações da Rússia e da Ucrânia cheguem a uma solução sobre todas as questões durante as negociações, afirmou Makei. Confira o vídeo.

As negociações seguem acontecendo. Por volta das 11h30, o chefe de gabinete da Ucrânia utilizou as redes sociais e informou que “as negociações estão em andamento”. Uma terceira rodada da reunião teria início no começo da tarde.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link