Lula é aclamado nas ruas da Bahia, Bolsonaro flopa na motociata e Ciro torce o pé neste sábado (2). Kiko Nogueira faz o giro de notícias e conversa com Sara Vivacqua e Ricardo Rao, ex-indigenista da FUNAI. A moderação é feita por Maria Fernanda Passos.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do Desfile Cívico da Independência em Salvador. O petista caminhou pelas ruas da capital baiana ao lado dos soteropolitanos, que transformaram a cerimônia em uma verdadeira festa.
Em vídeo que tem circulado nas redes sociais na manhã deste sábado (2), é possível ver uma multidão ao lado do ex-presidente e pessoas na janela cantando “Olê, olê, olê, olá, Lula”.
O petista gravou um vídeo no meio do povo e falou da importância do ato. “É importante dizer ao povo brasileiro que a gente está fazendo uma caminhada para milhares de pessoas e que não houve um incidente sequer. É isso que você vê, não é um desfile militar, é um desfile do povo. Isso significa independência”, declarou.
O 2 de julho é um marco no calendário baiano, pois simboliza o movimento da então Província da Bahia, entre 19 de fevereiro de 1822 e 2 de julho de 1823, para se libertar da dominação portuguesa.
Ele ainda postou uma foto segurando a bandeira do Brasil. “Estivemos em uma caminhada em Salvador com milhares de pessoas e não houve um incidente sequer, numa demonstração de que o povo brasileiro não só é democrático como gosta de manifestações democráticas”, comentou.
Motociata de Bolsonaro fracassa
Vídeo da motociata de Bolsonaro em Salvador neste sábado mostra evento esvaziado. O passeio percorreu um trajeto de 37 km até o Parque dos Ventos, no bairro da Boca do Rio, passando pela Avenida Paralela.
O presidente chegou por volta de 9h30 em Farol da Barra, ponto de concentração da motociata. Bolsonaro discursou em cima de um trio elétrico ao lado do pré-candidato a governador da Bahia, João Roma (PL), e da pré-candidata ao Senado, Raíssa Soares (PL).
Ciro Gomes torce o pé
O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) teve que sair mais cedo do desfile em comemoração à Independência da Bahia neste sábado. O pedetista caminhava com apoiadores quando torceu o pé.
Com a ajuda de colegas, ele retornou para o hotel onde está hospedado, no bairro do Campo Grande. Apesar do incidente, ele garantiu que participará de um encontro com apoiadores durante a tarde de hoje.
Ciro participou do cortejo, na Lapinha, ao lado do ex-prefeito de Salvador e atual candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil). Felix Mendonça e Leo Prates também estiveram presentes no desfile.