Saiba como foi a reunião entre Mauro Vieira e o Embaixador de Israel

Atualizado em 19 de fevereiro de 2024 às 21:48
Montagem de fotos de Mauro Vieira e Daniel Zonshine, ambos sérios
Mauro Vieira e Daniel Zonshine se reuniram nesta segunda (19) – Reprodução

Nesta segunda-feira (19), o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, e o chanceler Mauro Vieira se encontraram na sede do Itamaraty, no Rio de Janeiro, em uma reunião de cerca de uma hora e meia.

Durante o encontro, segundo o Metrópoles, Vieira expressou a desaprovação do governo brasileiro em relação ao tratamento dispensado ao embaixador Frederico Meyer, chefe da representação diplomática brasileira em Tel-Aviv, pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, durante sua visita ao Museu do Holocausto.

Vieira destacou que Meyer não estava ciente dos eventos planejados, como a entrevista coletiva realizada em hebraico, idioma que o embaixador brasileiro não domina, nem da declaração de persona non grata ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Frederico Meyer em visita ao Museu do Holocausto
Frederico Meyer visitou Museu do Holocausto – Foto: AFP

O chanceler brasileiro considerou o comportamento inadequado e ressaltou que um chanceler não deve referir-se de maneira desrespeitosa ao presidente de outro país.

Zonshine, por sua vez, afirmou que relataria ao governo israelense o teor da conversa.

Este foi o quarto encontro entre Zonshine e representantes do Itamaraty desde o início do conflito entre Israel e a Palestina. Declarações anteriores do embaixador israelense já haviam motivado convocações pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link