Neste sábado (14), haverá um eclipse solar anular. Durante o fenômeno, a Lua estará alinhada com o Sol e a Terra. No momento do eclipse, a Lua estará cerca de 8.360 km mais distante do que sua distância média da Terra e terá um tamanho ligeiramente menor do que o Sol.
A penumbra causada pelo satélite natural percorrerá a América do Norte, América Central e América do Sul. O máximo do eclipse será observado a partir dos mares caribenhos da Costa Rica às 14h59min (horário de Brasília).
No Brasil, algumas cidades, como Natal e João Pessoa, terão a oportunidade de testemunhar o aspecto anular do eclipse. Entretanto, como o Sol estará próximo do horizonte oeste no momento do máximo do eclipse, a visibilidade será limitada.
Para garantir a segurança ocular, é fundamental não olhar diretamente para o Sol sem a proteção adequada. O uso de lunetas ou telescópios ópticos com filtros solares é a maneira segura de observar um eclipse solar.
Quando ver o fenômeno?
Os quadros abaixo fornecem o horário exato no qual o eclipse será visível de acordo com a região.
Entenda o fenômeno
Os eclipses do Sol são eventos que ocorrem quando a Lua, em sua fase nova, se posiciona entre a Terra e o Sol, projetando sua sombra e penumbra na superfície terrestre.
O Sol, como fonte luminosa extensa, emite sua luz em todas as direções. Tanto a Lua quanto a Terra também projetam sombras no espaço, em forma de um cone (umbra) e uma área circundante (penumbra), durante esses eventos.