Saiba o que revela a pesquisa de boca de urna sobre as eleições dos EUA

Atualizado em 5 de novembro de 2024 às 21:44
Casa Branca
Casa Branca – Divulgação

Uma pesquisa de boca de urna realizada pela Edison Research sobre as eleições americanas de 2024 destaca que os temas democracia e economia lideram as preocupações dos eleitores. De acordo com os primeiros resultados, a maioria dos votantes classificou esses dois temas como prioritários ao escolherem seus candidatos.

Logo em seguida, temas como aborto e imigração também aparecem com destaque, enquanto a política externa ficou em último lugar nas preocupações dos eleitores. Entre os pontos que chamam atenção, está o aumento no número de eleitores de Donald Trump que apoiam a legalização do aborto, assim como um ligeiro crescimento na aceitação do candidato republicano entre eleitores negros e latinos. Com informações do jornal O Globo.

No entanto, aproximadamente três quartos dos eleitores afirmaram que seu voto foi um apoio direto ao candidato escolhido. Para 80% dos eleitores de Trump e dois terços dos eleitores de Kamala Harris, o voto foi baseado nas qualidades pessoais dos candidatos. Os apoiadores do empresário destacam sua liderança, enquanto os eleitores da atual vice-presidente apontam bom julgamento, empatia e liderança como principais características.

A Edison Research conduziu a pesquisa para um consórcio de redes de TV, incluindo CNN, NBC News, ABC News e CBS News, abrangendo 11 estados decisivos: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia, Wisconsin, Flórida, Ohio e Texas. As primeiras urnas começaram a fechar às 19h locais (21h no horário de Brasília), mas a boca de urna fornece informações antecipadas sobre o perfil dos eleitores e sua participação.

Os dados da pesquisa indicam que 35% dos eleitores colocaram a democracia como prioridade, seguida pela economia, que foi mencionada por 31% dos entrevistados. Homens e mulheres destacaram essas questões como suas principais preocupações.

Montagem de fotos de Donald Trump e Kamala Harris
Os presidenciáveis Donald Trump e Kamala Harris – Divulgação

No entanto, houve uma divisão clara entre os eleitores de Kamala Harris e Donald Trump: metade dos eleitores de Harris priorizaram a democracia, enquanto a maioria dos eleitores de Trump apontou a economia como sua principal motivação.

A questão do aborto aparece em terceiro lugar entre as preocupações dos eleitores, com 14% destacando o tema. A pesquisa revelou que as mulheres são mais propensas a priorizar o assunto, com 19% considerando-o uma questão crucial, contra 8% dos homens. Além disso, os resultados mostram um aumento no número de eleitores de Trump que defendem a legalização do aborto, comparado com a eleição de 2020.

No quesito imigração, segundo tema mais importante para os eleitores de Trump, a pesquisa mostra que cerca de seis em cada dez votantes apoiam a possibilidade de que imigrantes em situação irregular tenham a chance de solicitar status legal. Em contraste, 39% dos entrevistados defendem a deportação desses imigrantes. A política externa ficou em último lugar, mencionada por apenas 4% dos eleitores, apesar de sua relevância durante a campanha.

A aprovação do presidente Joe Biden, segundo a pesquisa, está em 41%, uma queda em relação à avaliação do governo Trump em 2020, que atingia 50%. Cerca de 75% dos eleitores expressaram uma visão negativa sobre o estado atual do país, com mais de quatro em cada dez se declarando insatisfeitos e cerca de 30% relatando sentimentos de irritação. Apenas 25% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos com a situação atual.

Os resultados também indicam que eleitores republicanos são mais propensos do que os democratas a acreditar que os melhores dias dos Estados Unidos ficaram no passado. Contudo, há otimismo em parte do eleitorado, com 60% dos eleitores acreditando que o país ainda tem dias melhores pela frente.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line