Com a aproximação das eleições municipais, Lula já tem em mente quais serão as campanhas prioritárias que trabalhará em conjunto nos próximos meses: a de Guilherme Boulos (PSOL), na capital paulista, e Luiz Fernando Teixeira, pré-candidato do PT, em São Bernardo do Campo.
De acordo com a apuração do jornal O Globo, a expectativa é o presidente se envolva nas eleições em que o combate com o bolsonarismo seja claro. No caso da capital de São Paulo, o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB) busca apoio em Jair Bolsonaro para se reeleger e se encontrou com o ex-presidente.
Por isso, a ideia é que Lula participe de vídeos de campanhas de Boulos e marque presença em encontros do PSOL com o PT. Em 25 de outubro, o pré-candidato a prefeitura de São Paulo se reuniu com o presidente no Palácio do Planalto, e o momento foi divulgado nas redes sociais de ambos.
Lula quer se envolver com campanha no ABC
Iniciado na vida política na região como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Lula quer o PT conquiste a eleição municipal em São Bernardo do Campo. Por isso, já a partir deste ano, o presidente acompanha as articulações do pré-candidato, Luiz Fernando Teixeira, que já foi recebido no Palácio do Planalto, em agosto.
“É bem provável que o presidente participe das campanhas em que o nível de polarização com a extrema-direita e o bolsonarismo seja forte, também nas maiores cidades e nos locais onde exista acordo político entre o PT e outras forças”, detalhou o senador Humberto Costa (PT-PE), em entrevista ao jornal.
Além de São Paulo e São Bernardo, Lula também se empenhe na campanha de Emídio de Souza em
Osasco, na Região Metropolitana. Atual deputado estadual, o pré-candidato também é amigo pessoal do presidente.