Saiba qual é a praia mais poluída do país, segundo estudo

Atualizado em 23 de setembro de 2024 às 17:55
Lixo encontrado na praia. Foto: ONG Sea Shepherd Brasil

Pântano do Sul, em Florianópolis (SC), foi apontada como a praia mais polúida do Brasil em um estudo da Sea Shepherd Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o estudo “Expedição Ondas Limpas na Estrada”, a praia apresentou “os maiores índices de contaminação” por plástico entre as 306 praias analisadas em toda a costa brasileira.

A expedição percorreu 201 municípios brasileiros para analisar a presença de plástico no litoral do país ao longo de 16 meses.

Nos 7 mil quilômetros da costa brasileira analisados – equivalente a uma área semelhante a 22 campos de futebol –, 91% dos resíduos encontrados eram plásticos. Desses, 61% são itens descartáveis, como tampas de garrafa, e 17% estão relacionados à pesca, como linhas de náilon.

A bituca de cigarro foi o microplástico encontrado em maior volume: um a cada 12.

No total, o estudo detectou 72 mil macroresíduos e 16 mil microplásticos ao longo da costa brasileira. Em média, a cada 2 metros quadrados do litoral, foram encontrados 10 microplásticos e um macroresíduo, como copos descartáveis.

No Pântano do Sul, a cada 1 metro quadrado da praia, foram registrados 17 macroresíduos e 144 partículas de microplásticos.

O estudo também apontou que praias mais isoladas e protegidas estão entre as mais afetadas por plásticos de uso único, como canudos e tampas de garrafa.

Arroio do Sal, no litoral norte do Rio Grande do Sul, é a quarta cidade com maior concentração de microplásticos por metro quadrado. Em média, 43 partículas foram encontradas em uma área de 1 metro quadrado.

Já Mariluz, em Imbé, também no Litoral Norte, ficou em quinto lugar, com uma média de 51 partículas de plástico por metro quadrado.

Em contrapartida, Santa Vitória do Palmar, no sul do Rio Grande do Sul, apresentou uma das menores concentrações de macroresíduos, com cerca de 0,02 resíduos plásticos por metro quadrado.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line