Saiba quem é Valdecy Urquiza, delegado da PF indicado para comandar a Interpol

Atualizado em 25 de junho de 2024 às 17:58
Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal (PF). Foto: Gesival Nogueira Kebec/Valor

Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal (PF), foi indicado nesta terça-feira (25) pelo Comitê Executivo da Interpol para ser o próximo Secretário-Geral da organização internacional, com mandato entre 2025 e 2030.

Segundo o governo brasileiro, a indicação deve ser confirmada em novembro pela Assembleia Geral da Interpol. Se aprovado, será a primeira vez em 100 anos que um brasileiro comandará a instituição.

Urquiza, de 43 anos, é delegado da PF desde 2007 e possui vasta experiência em cooperação internacional.

Nascido em São Luís, no Maranhão, ele é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará. Urquiza também possui MBA em Administração Pública pelo IBMEC e pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC/SP.

De 2007 a 2009, atuou como Chefe da Delegacia de Patrimônio Histórico e Meio Ambiente da Superintendência da PF no Maranhão.

Em 2021, foi eleito vice-presidente das Américas do Comitê Executivo da Interpol. Urquiza já atuou como Diretor-Adjunto para Comunidades Vulneráveis e Diretor de Combate ao Crime Organizado da Secretaria-Geral da Interpol em Lyon, França, onde implementou estratégias de combate ao tráfico de pessoas.

Interpol. Foto: Ozan KOSE/AFP

O brasileiro é um dos três vice-presidentes da Interpol, ao lado do belga Peter de Buysscher e do nigeriano Garba Baba Umar.

A Interpol, a maior organização policial do mundo com 196 países membros, tem sede em Lyon, na França. A instituição facilita o compartilhamento de informações e dados sobre crimes e criminosos entre os países membros, oferecendo suporte técnico e operacional.

O secretariado geral é a principal função da instituição. O cargo tem um mandato de cinco anos e pode ser renovado por outros cinco.

“O senhor Urquiza impressionou o Comitê Executivo com sua experiência, visão e compromisso com o policiamento internacional. Ele traz experiência significativa de policiamento, como policial sênior no Brasil, ex-membro da equipe da INTERPOL e como vice-presidente da Interpol para as Américas”, disse Ahmed Naser Al-Raisi, atual presidente da instituição.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link