O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e diversos políticos aliados do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), participaram de um almoço nesta terça-feira (22), em uma churrascaria no bairro do Morumbi. O evento foi organizado como parte das atividades de campanha do atual prefeito, que busca a reeleição no segundo turno das eleições municipais.
Esta foi a primeira agenda pública conjunta de Nunes com o ex-presidente desde o desfile de 7 de setembro na Avenida Paulista. Também participaram do evento políticos de direita como Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, Michel Temer (MDB), ex-presidente, e Lucas Pavanato (PL), vereador eleito que recebeu o maior número de votos na capital. Veja a lista completa:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo
- Coronel Mello Araújo, vice na chapa de Ricardo Nunes
- Regina Carnovale Nunes, primeira-dama
- Duda Lima, marqueteiro de Ricardo Nunes
- Michel Temer, ex-presidente da República (MDB)
- Baleia Rossi, presidente nacional do MDB
- André do Prado (Republicanos), presidente da Alesp
- Caio Paes de Andrade, secretário estadual de Gestão e Governo Digital
- Edson Aparecido (MDB), secretário de Governo de Ricardo Nunes
- Enrico Misasi, presidente do MDB municipal de SP
- João Jorge (MDB), vereador
- Jorge Lima, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico
- Rodrigo Goulart (PSD), vereador
- Tomé Abduch (Republicanos), deputado estadual
- Thamy Miranda (PSD), vereador
- Pastora Sandra Alves (União Brasil), vereadora eleita
- Zoe Martinez (PL), vereadora eleita
- Lucas Pavanato (PL), vereador eleito
- Rogério Marinho (PL), senador e ex-ministro do Desenvolvimento Regional
- Carlos Marun (MDB), ex-ministro da Secretaria de Governo
- Fauzi Hamiche, empresário
- Edir Salles (PSD), vereadora
- Danilo Balas (PL), deputado estadual
- Simone Marqueto (MDB), deputada federal
- Roberto Lucena, secretário estadual de turismo
O encontro entre Bolsonaro e Nunes acontece em um momento estratégico da campanha, com ambos buscando intensificar o apoio entre os eleitores conservadores. No evento, o ex-presidente fez um discurso considerado tímido a favor do prefeito. Parecendo indisposto, ele fez poucas menções ao aliado e elogiou as próprias ações de seu governo pela cidade.
“A campanha aqui não é minha, é do Nunes. Devemos participar, por convicção de que o melhor para São Paulo é a vitória de Ricardo Nunes”, afirmou o Bolsonaro, que está inelegível até 2030 por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Após um primeiro turno ausente, Jair Bolsonaro (PL) participa do primeiro compromisso oficial de campanha com Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo. Em discurso de pouco mais de dois minutos, o ex-presidente afirmou que era uma satisfação “poder sentir-se útil” e que é preciso… pic.twitter.com/R3HHiKr1Uk
— Folha de S.Paulo (@folha) October 22, 2024
Segundo a jornalista Raquel Landim, do Uol, uma fonte próxima ao ex-presidente afirmou que ele também aproveitará sua passagem por São Paulo para gravar um podcast, que será veiculado nos últimos dias da campanha.
Bolsonaro, que já demonstrou apoio a Nunes em ocasiões anteriores, gravou vídeos durante o primeiro turno pedindo votos para candidatos do Partido Liberal (PL), mas ainda não fez um vídeo oficial para a campanha de reeleição do prefeito paulistano.
A expectativa é que esse apoio se concretize de forma mais visível na reta final do segundo turno, embora até o momento não haja previsão de que o ex-presidente grave material para a propaganda televisiva de Nunes.
O ex-presidente segue com sua agenda em São Paulo e, após o almoço, participará de um culto da Igreja Sara Nossa Terra, próximo ao Aeroporto de Congonhas. O evento será liderado pelo bispo Robson Rodovalho, ex-deputado federal e líder da denominação, que possui forte influência entre os evangélicos.
O inelegível já havia declarado, dois dias antes do primeiro turno, que o emedebista era o único candidato capaz de “derrotar a extrema esquerda” em São Paulo. No entanto, sua participação na campanha de Nunes tem sido, até agora, mais discreta e pontual, sendo marcada por interações remotas, como uma videochamada feita no dia 18 de outubro, durante uma caminhada do prefeito em Pinheiros.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line