Na manhã desta quinta-feira (31), deputados federais do Podemos comemoraram a saída do ex-juiz Sergio Moro do partido, segundo o jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles. Menos de cinco meses após sua filiação, ele vai para o União Brasil e deve desistir de concorrer à Presidência da República para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
De acordo com o colunista, os parlamentares celebraram “privadamente” a desfiliação do ex-ministro de Bolsonaro. Eles “não tem nada contra Moro em específico” e a razão da alegria “foi financeira”, ainda segundo o Metrópoles.
Dentro do partido, havia uma apreensão sobre o alto custo da campanha do ex-juiz. Isso impactaria o caixa disponível para as campanhas dos deputados federais e demais candidatos. Com a saída, os deputados “acreditam que surfarão na onda de Moro sem ter que pagar por isso”, afirma Guilherme Amado.
LEIA MAIS:
1 – Janela partidária: Moro sofre “golpe” e perde aliado
2 – Moro e MBL querem se livrar de Mamãe Falei, mas são tão sujos quanto ele. Por Nathalí
3 – Sergio Moro rompe com Mamãe Falei após vazamento de áudios
Deputados do Podemos queriam romper com Moro
Pelo menos quatro deputados federais ameaçavam deixar a legenda, devido ao desempenho pífio de Moro nas pesquisas eleitorais. Ele também vinha sendo pressionado por senadores do Podemos a transferir seu domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo.
Em abril, termina o prazo de definição da sigla pela qual os parlamentares pretendem disputar a eleição. A fraqueza de Moro causou agonia entre integrantes do Podemos, que temiam não conseguir voltar à Câmara dos Deputados em 2023.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link