A mais recente pesquisa Datafolha revela um cenário competitivo para as eleições municipais em São Paulo, destacando o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, como o preferido entre os eleitores do presidente Lula. O levantamento, realizado entre 6 e 7 de agosto, aponta uma vantagem significativa para Boulos entre os apoiadores do atual líder da República.
De acordo com a pesquisa, 41% dos eleitores de Lula manifestam intenção de voto em Guilherme Boulos, que lidera com uma diferença de 23 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que recebe 18% das preferências. O apresentador José Luiz Datena (PSDB) aparece em terceiro lugar com 12%.
O apoio dos eleitores de Jair Bolsonaro está dividido. A pesquisa indica que 38% dos eleitores de Bolsonaro apoiam o atual prefeito Ricardo Nunes, enquanto 29% preferem o empresário e ex-coach Pablo Marçal (PRTB).
O número de apoiadores ao atual prefeito de SP e de Marçal está tecnicamente empatado devido à margem de erro de 6 pontos porcentuais para os eleitores de Bolsonaro. José Luiz Datena, novamente, aparece em terceiro lugar com 13% entre os eleitores do ex-presidente.
No grupo de eleitores do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ricardo Nunes lidera com 42% de apoio, seguido por Pablo Marçal com 25%. Outros 12% dos eleitores do governador de São Paulo optariam por Datena. A margem de erro para este segmento é de 5 pontos porcentuais.
A pesquisa também revela que os candidatos apoiados pelo governador Tarcísio e pelo presidente Lula têm um impacto maior na intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo do que os apoios de Bolsonaro. Eleitores de Fernando Haddad (PT), por exemplo, mostram uma alta conversão de votos para Guilherme Boulos, com 46% afirmando sua preferência por ele. Em contraste, 42% dos eleitores do governador apoiam Ricardo Nunes.
Comparado ao levantamento de julho, a pesquisa atual mostra uma ligeira oscilação a favor de Pablo Marçal entre os eleitores de Bolsonaro e Tarcísio. Marçal viu um aumento de 7 pontos entre os eleitores do líder de extrema-direita e 6 pontos entre os do governador de SP. A pesquisa também destaca um aumento na intenção de voto para Marçal entre os eleitores de Lula e Haddad, de 2% a 5%.
Além disso, 56% dos eleitores em São Paulo indicam que mudariam seu voto se o candidato escolhido fosse apoiado por um político que rejeitam. Atualmente, 25% dos entrevistados não sabem quem é o candidato de Lula na capital paulista, e 34% desconhecem o afilhado político de Bolsonaro.
O levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo, entrevistou 1.092 eleitores na capital paulista e foi registrado sob o número SP-03279/2024 na Justiça Eleitoral.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link