SBT e Record entraram na guerra que a Globo iniciou contra internautas que postam prints da programação em suas redes sociais. As rivais da líder de audiência, porém, tomaram uma posição contrária: enquanto a primeira colocada está proibindo o compartilhamento de imagens reproduzidas de seus programas, as emissoras de Silvio Santos e Edir Macedo decidiram incentivar o público a espalharem o conteúdo. Consideraram que é uma forma de publicidade gratuita.
“Pessoal lindo do Twitter, o Patrão liberou prints e gifs sobre a nossa programação, podem ficar à vontade para compartilhar e marcar a gente também. A gente adora responder todo mundo que responde nossos tuítes!”, publicou a VTV, afiliada do SBT na região de Campinas e da Baixada Santista, em uma mensagem que mostrava Silvio Santos tirando selfie com uma fã.
A Record, por meio do perfil oficial de sua Comunicação no Twitter, também deu corda para os fãs reproduzirem a grade da emissora como quiserem. “Gostou do que viu da programação da Record TV? Tire o print, marca nossas redes e nós compartilharemos”, publicou a conta. “Print antigo também vale, viu? e reforçando, vem aí uma nova Fazenda e, claro, com novos memes”, continuou, em uma mensagem acompanhada de um gif da cantora Gretchen no reality.
A iniciativa dos dois canais foi elogiada por internautas. Já a Globo é criticada pela caça às bruxas que tem promovido desde o último domingo (17): ela tem denunciado contas de usuários que reproduzem frames de seu conteúdo, sob a acusação de que os perfis infringem direitos autorais e de imagem.
A rede social notifica os usuários sobre a quebra de copyright e retira o conteúdo do ar. Caso o incidente se repita mais de três vezes, os perfis são suspensos.
A Globo tem sido tão incisiva em sua investida que tira do ar até conteúdo aprovado pelos próprios funcionários.