Secretário negacionista do clima de SP é exonerado após dizer que planeta ‘se salva sozinho’

Atualizado em 14 de julho de 2023 às 4:22
Antonio Fernando Pinheiro Pedro

O prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB), decidiu exonerar o secretário-executivo de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, um negacionista idiota.

A decisão foi tomada após Pedro dizer num evento que o planeta “se salva sozinho” do aquecimento global e criticar o consenso científico em torno do tema.

“O planeta não será salvo por nós. Ninguém salva o planeta Terra, geralmente ele se salva sozinho. Ele o faz há 4,3 bilhões de anos. E muda o clima em todo esse período”, afirmou numa mesa da OAB-SP em junho. O vídeo viralizou recentemente.

“Nós somos parte do problema para a vida na Terra neste momento, mas nossa solução é muito pequena. Os fatores são de ordem geológica, cósmica e solar”.

Nas imagens, ele é destroçado pela procuradora federal Georgia Sena Martins, Doutora em Geociências pela Unicamp. “Nada do que o senhor está falando tem um mínimo de fundamento científico”, diz ela ao sujeito.

Tamires Carla de Oliveira, atual chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, ocupará o cargo interinamente.

Em uma longa nota para justificar sua demissão, Pinheiro Pedro citou trabalhos como a ampliação da cobertura vegetal da cidade de São Paulo, de 48% para 54%, em dois anos.

“Estamos em vias de entregar uma frota de quase 2.000 ônibus elétricos, executando o maior programa de descarbonização do transporte público no continente”, afirmou.

No texto, disse ter sido surpreendido pela divulgação de uma gravação, “montada fora do contexto, com objetivo difamatório, que busca extrair das declarações feitas conclusões absurdas”.

Ele fez parte da equipe de transição do governo Jair Bolsonaro (PL) e ajudou a elaborar a política adotada por Ricardo Salles (PL-SP) à frente do MMA (Ministério do Meio Ambiente).

Em documentos, Pinheiro Pedro defendeu a desidratação do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), um dos principais órgãos consultivos para a área.