Pablo Marçal, empresário, ex-coach e candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, é também o fundador do movimento Quartel-General do Reino (QGR). Criado no final de 2021, o QGR mistura religião, autoajuda e uma forte referência à imagem do próprio Marçal.
No dia 17 de setembro, uma terça-feira, cerca de 40 pessoas se reuniram em Alphaville, bairro nobre da capital paulista, para entoar louvores, ler a Bíblia e prestar homenagem a Marçal, segundo informações do UOL.
Apesar de os membros, chamados de “generais”, afirmarem que o único líder é Jesus, a presença de Marçal era marcante: os homens usavam bonés com a letra “M”, e diversos carros com adesivos da campanha eleitoral do candidato do PRTB estavam na garagem.
Esse encontro era apenas um dos vários realizados pelos Quartéis-Generais do Reino, grupos que se reúnem periodicamente com o objetivo de “propagar a cultura do Reino de Deus”, conforme descrito em uma cartilha do movimento.
Inicialmente, um aplicativo contabilizava o número de filiais e participantes, mas não está mais em funcionamento. Um membro do QGR afirma que, atualmente, é difícil estimar o tamanho da organização, mas a biografia da conta oficial do grupo no Instagram menciona “mais de 70 mil QGRs em 70 países”.
Marcelo Arado, de 43 anos, que participou da reunião, relatou que o ex-coach se afastou do grupo e não comparece mais aos encontros desde que tentou se candidatar à Presidência em 2022. “O QGR surgiu no coração dele, mas hoje não tem mais nada a ver com o Pablo”, comentou.
Por outro lado, Noemi Carvalho, de 63 anos, que mora no local onde ocorreu o encontro, participa da organização desde o início, há mais de dois anos. Ela conta que, após Marçal divulgar o QGR em lives e nas redes sociais, ela rapidamente decidiu abrir o próprio grupo.
“Ele [Pablo] tem um dom, ele tem revelações. Ele é muito obediente, Deus fala e ele obedece. E por isso, Deus mostra a ele coisas que não mostra para outras pessoas”, explicou. “Ele fala e a gente faz.”
As ligações de Marçal com a organização também estão registradas em documentos institucionais. O site do QGR, criado no final de 2021, é de propriedade da Marçal Serviços Digitais LTDA. Além disso, “Quartel-General do Reino” foi registrado como marca por Marçal no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2023.
Vale destacar também que o movimento realizou um evento chamado “Reino em Ação” no dia 19, na sede da Plataforma Internacional, empresa de Marçal. O ingresso, que custava R$ 97, levava os interessados a uma página vinculada à “Plataforma Digital de Desenvolvimento Humano”.
Apesar de eventos pagos, os membros do QGR afirmam que a maioria das reuniões é gratuita. Como elas acontecem em locais privados, como residências ou escritórios dos integrantes, é necessário ser convidado para participar.