Sem México, Lula e Petro prosseguem diálogo para mediação da crise na Venezuela

Atualizado em 14 de agosto de 2024 às 21:33
Gustavo Petro e Lula em aperto de mãos, sorrindo e posando para foto com estantes de livros ao fundo
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, e Lula (PT) – Reprodução/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta quarta-feira (14), com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, sobre as recentes eleições na Venezuela. Durante a conversa, o petista destacou a importância de encontrar uma saída política para a crise no país vizinho.

“Eu demorei porque estava num telefonema com a Colômbia para ver se a gente encontra uma saída política para o problema da Venezuela, para ver se a gente restabelece a tranquilidade democrática naquele país. Por isso eu demorei”, afirmou o chefe do governo brasileiro.

Inicialmente, estava prevista a participação do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, na conversa. Contudo, ele optou por não participar.

Gustavo Petro e Lula sorrindo e apertando as mãos, sem olhar para a câmera
Gustavo Petro e Lula – Reprodução

No início do mês, Brasil, Colômbia e México divulgaram uma nota conjunta pedindo a divulgação das atas das eleições presidenciais na Venezuela, que foram concluídas em 28 de julho. Segundo o Comitê Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, o atual presidente Nicolás Maduro foi reeleito com 51,2% dos votos.

No entanto, a oposição e diversas autoridades internacionais questionam o resultado, alegando fraude eleitoral. Eles afirmam que o verdadeiro vencedor foi o oposicionista Edmundo Gonzalez.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link