O babalorixá e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, Rodney William, se manifestou em seu Instagram contra a atitude de Michelle Bolsonaro. Na terça-feira (09/08), a primeira-dama compartilhou um vídeo em que Lula (PT) recebe um banho de pipoca de uma religiosa e fez ataques as religiões de matriz africana, se referindo a elas como algo “das trevas”. Confira a publicação de Rodney:
De tudo que ameaça nossa existência, aquilo que afeta nossas tradições religiosas ao associá-las a demônios, às trevas, ao mal tem sido o episódio mais recente da disputa presidencial. Vigílias e cultos evangélicos tomaram conta do Planalto, vários eventos ligados a igrejas neopentecostais, sob a liderança da primeira-dama. Assim que vieram as críticas, ela se defendeu postando um vídeo de Lula passando por um tradicional ritual afro-baiano: o banho de pipocas.
Era exatamente o vídeo que associava as religiões de matriz africana às trevas. O maniqueismo tem se tornado uma tendência de campanha e a intenção é nos tachar como macumbeiros e mais uma vez incitar ao ódio, ao racismo e à intolerância religiosa. Eles se dizem o lado do bem, portanto o mal é o que nos resta. Eles avisaram e a única coisa que nos resta é trabalhar para que a democracia plena seja restituída. Até lá, preparem-se para uma guerra suja. Sair na foto com macumbeiro não estará nos planos de nenhum candidato ao Executivo.
Ver essa foto no Instagram